Ser amigo!

“Amigo boleia perna

Puxe banco vai sentando

Encoste a palha na orelha

E o criolo vai picando” - (Lupicínio Rodrigues e Piratini)

Aproveitando a letra da música Cevando o Amargo, faço a pergunta: é necessário ter amigo na vida profissional?

Dificilmente irei receber uma resposta negativa, pois como dependemos de outros, é necessário ter amigos e como. O marketing de relacionamento nos ajuda a melhorar o relacionamento com os clientes internos e externos, reduzindo custos e aumentando a nossa participação no mercado de atuação.

Comumente digo que existem dois tipos de clientes:

- cliente amigo

- amigo cliente

Prefiro ter 10 amigos clientes a 1.000 clientes amigos porque o amigo cliente é fiel ao conjunto de ações que a empresa – toda ela – faz e jamais troca de fornecedor por centavos; facilmente perdoa os erros involuntários e sempre colabora, abrindo espaço. Pode até comprar da concorrência produtos similares devido a uma grande diferença de preço, enquanto o cliente amigo briga por centavos, procurando sempre levar vantagem. Basta um novo fornecedor acenar novas vantagens que ele muda de bandeira. Jamais mede o todo, mas sim a pequena vantagem que terá.

Na vida social e familiar é a mesma situação e sem os amigos do peito, aqueles que sofrem com você, mas que sabem dizer a verdade, nos puxando a orelha, como poderemos viver?

Hoje comemoramos o dia internacional da amizade e eu sou um vendedor feliz. Tenho muitos amigos distantes e pertos, alguns do peito, alguns companheiros e tento todos os dias, apesar dos meus erros e defeitos, aumentar este leque, fortalecendo o meu relacionamento. Alguns conseguem me entender; outros não. Sou uma pessoa exigente e muitas vezes intolerante enquanto muitos nada exigem de mim, quanto mais, intolerantes.

Quiçá eu aprenda a melhorar o meu relacionamento, modificando o meu marketing, passando a ser visto de um ângulo diferente porque tal qual vendedor em prospecção a novos clientes, basta o primeiro erro ou estar despreparado que o cliente torna-se um cliente amigo.

O mesmo posso dizer dos clientes internos, os quais ficam em cima do muro. A maioria age como a galinha que não se compromete na cadeia alimentar. Na maioria das vezes fornece o ovo e continua no seu canto, enquanto o porco, para poder ajudar, vai fundo e morre. Este sabe o que é comprometimento e comprometimento em vendas é tudo tal qual ser amigo.

Um grande abraço a todos os meus amigos, os distantes e os pertos e oxalá possa melhorar o nosso relacionamento. Perdoem-me pelos erros e desleixos e tenham a certeza que foi sem dolo. Eu preciso muito de vocês e quem sabe possa ajudá-los.

Oscar Schild, vendedor, gerente de vendas e escritor.

http://www.grandesvendedores.com.br