LAVAGENS CEREBRAIS

Quando falamos em lavagens cerebrais, rapidamente a ideia nos remete as religiões. É justo. Elas foram as precursoras no uso deste artifício. Batizada de doutrina.

Mais recentemente, com o marco inicial no “Onze de Setembro”, começamos ver lavagens cerebrais nas garras do terrorismo. Acreditamos que o Islã é um semeador de maldade. É injustiça. Infelizmente o Alcorão vem sendo desvirtuado pelo homem para outros propósitos, com víeis de sucesso. E matéria-prima abundante.

Olhando pelos olhos do Ocidente, temos a sensação de que somos imunes as lavagens cerebrais. Como diria um dos nossos super-heróis mascarado: “Santa ingenuidade”. O Ocidente é uma indústria de lavagens cerebrais muito mais poderosa do que o Islã.

Às vezes, ficamos surpresos ao saber que fulano de tal se converteu, e transformou em “lobo solitário”. Um novo ramo do terrorismo. Ou que alguém se explodiu vestido de bombas para matar pessoas desconhecidas e inocentes. Eles apenas migraram de lado.

Vamos aos exemplos das lavagens cerebrais ocidentais. Os americanos promoveram uma, quando fizeram seus aliados europeus acreditarem que Saddam Hussein escondia armas de destruição em massa no Iraque. Nenhuma foi encontrada.

Ninguém no Ocidente acendeu velas. Promoveu um minuto de silêncio. Ou decretou luto oficial pelas pessoas desconhecidas e inocentes mortas no Iraque. Nem se deu conta que a doutrina terrorista traz resquícios dos ecos que chegam de lá. Como fantasmas.

É fato. No ocidente todos os dias corremos o risco de sofrer lavagem cerebral. Está ficando difícil a conjugação do verbo desacreditar.

A sedução das “doutrinas”, saíram dos livros sagrados, das igrejas, dos templos e mesquitas, e entraram com permissão em nossas casas e lares. As casas correm maior perigo, já que os lares estão com os seus dias contados.

A principal arma usada pelo Ocidente, para promover lavagens cerebrais é a mídia. Seguida pela publicidade. As duas têm uma capacidade espantosa na criação de humanos zumbis. Começando ainda quando chupamos chupetas e usamos fraldas.

Infelizmente esse bombardeio da mídia não é perceptível. Esta é uma das “virtudes” da sua eficácia. Vamos permitindo que a mídia e a publicidade comandem o show. Que ditem as nossas verdades e certezas. E vamos acreditando. Engraçado que só causem espanto as ocorrências de migrações para o outro lado.

Somos uma raça rara. Que criou seus deuses, para depois acreditar neles. O princípio lógico das lavagens cerebrais. Demos a senha e agora não conseguimos mais trocá-la.