MEU MAIOR DESAFIO

Prólogo

Profissão e sucesso – Nem sempre andam ladeando o profissional especializado. Para ser um profissional de sucesso é necessário ser eclético, empreendedor, intimorato, ousado e investir numa formação diversificada. Escrevo mais: É preciso estudar mais e dormir menos, pelejar, sacrificar horas sem-fim de lazer, acreditar que superação é a força incomum enaltecida pela perseverança.

Soberba também é conhecida como orgulho que é o sentimento caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando às manifestações ostensivas de arrogância, por vezes, sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais. O termo provém do latim “supervia”.

Com este escrito não quero e tampouco desejo chamar atenção, exaltar minhas próprias qualidades. Essa vaidade não tenho. Pois nunca tive, jamais terei a pretensão de ser superior a nada e tampouco a ninguém, mas eu precisava escrever este artigo motivado pela pergunta: "Qual foi o maior desafio que o senhor enfrentou na caserna?".

É ÓTIMO GOSTAR DO QUE SE FAZ

Usei com garbo e satisfação a farda verde-oliva que se transmudou em uma segunda pele. Foram mais de 32 (trinta e dois) anos de labuta e alegrias. Mesmo que eu quisesse, impedido pela idade e regras preestabelecidas, não poderei mais usar a farda. Contudo, com ou sem farda faço e sempre farei minha parte cultuando a família e a nacionalidade.

Na caserna aprende-se não apenas a comandar, mas a obedecer com racionalidade, a viver com parcimônia, a cultuar valores, trabalhar em grupo para honrar a honra de quem honra a família e as tradições. É a vida militar que dá ao homem o equilíbrio mais equânime e necessário diante das coisas boas ou ruins.

RESPOSTA COMPLETA PARA UMA PERGUNTA GENÉRICA

Certa ocasião alguém me perguntou: "Qual foi o maior desafio que o senhor enfrentou na caserna?".

Respondi sem titubear: Há quem sirva à Pátria por longo tempo, muitos anos, e quando vai para a reserva verifica que não deixou algo substancial, marcante, útil e necessário por ocasião de sua permanência durante o serviço ativo. Não foi o meu caso!

Empáfia à parte, Utilizando o aplicativo "access", da Microsoft, cujos módulos facilitaram sobremaneira minha tarefa, desenvolvi e implantei o Sistema de Cadastro e de PNR/2ª Sec. e, depois de estudar a linguagem HTML, utilizei o valioso aplicativo FrontPage para preparar a página eletrônica da Prefeitura Militar de Brasília - PMB!

Em Brasília, como administrador das superquadras SQS 104, SQN 103 e 303, informatizei as Administrações das Superquadras e Adm das Qd Residenciais. É de bom grado escrever que não tenho a formação de Analista de Sistemas (Graduação em Ciências da Computação e Sistemas de Informação).

É oportuno escrever: Em Ciências da Computação e outras matérias sou um autodidata recalcitrante e intimorato. Esse trabalho e estudo, silentes, fez com que eu recebesse a difícil, mas não impossível missão de elaborar a "Home Page" da PMB (Página Eletrônica da Prefeitura Militar de Brasília - PMB). À época considerei esse o meu maior desafio!

CONCLUSÃO

Apenas alguns militares amigos que serviam na D. Mov, D. Prom, EME, Comando de Operações Terrestres - COTER, Gabinete do Comando do Exército - Gab Cmt Ex e outros poucos e leais servidores (Chagas, Elza, Moreira, Penha, Maria do Carmo, Valdo e outros) todos funcionários da PMB, à época sob as minhas ordens, sabem desse, salvo outro juízo, meu melhor trabalho enquanto eu estava no serviço ativo do Exército, sem desmerecer alguns outros não menos relevantes. Para acessar minha obra prima eis o link: http://www.pmb.eb.mil.br/

Mesmo sabendo pouco e quase nada da linguagem HTML, estudei muito, dormi pouco, pelejei em demasia e cumpri a missão com louvor. Depois que fui para a reserva os Analistas de Sistemas da PMB e do EME fizeram algumas adaptações e melhorias substanciais e relevantes na página.

É lógico que futuramente outras alterações poderão ser implementadas à "Home Page", pelos atuais e outros gerenciadores da página da PMB na internet, sempre que se fizerem necessárias e de acordo com as normas do EME, mas, até a data atual ela está no ar ("Web") com seus módulos, rotinas e sub-rotinas originárias.

Atualmente, hospedada pelo Estado Maior do Exército, a "Home Page" da PMB, ainda hoje, muito simples, está (é) operante e muito útil e necessária à Força Terrestre, mormente para os militares em missão no exterior e com a pretensão de quando voltarem servirem em Brasília/DF.

Esse foi O MEU MAIOR DESAFIO executado graças a minha crença e aceitação de que: Missão dada é missão que deve ser bem cumprida!

OBSERVAÇÃO OPORTUNA, PERTINENTE E RELEVANTE

Ciência da computação é a ciência que estuda as técnicas, metodologias e instrumentos computacionais, que automatiza processos e desenvolve soluções baseadas no uso do processamento digital. Não se restringe apenas ao estudo dos algoritmos, suas aplicações e implementação na forma de software, extrapolando para todo e qualquer conhecimento pautado no computador, que envolve também a telecomunicação, o banco de dados e as aplicações tecnológicas que possibilitam atingir o tratamento de dados de entrada e saída, de forma que se transforme em informação. Assim, a Ciência da Computação também abrange as técnicas de modelagem de dados e os protocolos de comunicação, além de princípios que abrangem outras especializações da área.