NORDESTE EXCLUÍDO
Artigo de:
Flávio Cavalcante
 
 
     Indignado pelas palavras cuspidas em lugar errado e pelo empírico e desrespeito a democracia venho apresentar a minha indignação em nome de todo povo nordestino que perguntaram-me através de várias mensagens e e-mails recebidos. Qual o motivo que a rede Globo deixou de compartilhar uma matéria sobre as festas juninas em plena época de São João que vinha há bastante tempo anunciando e no apagar das luzes ofereceram uma tema nada a ver sobre o Japão, alegando numa explicação preconceituosa que as imagens iam ser exibidas apenas para o nordeste e os demais teriam imagens da cultura do Japão. Esquecem eles que todo o país é composto pelos nordestinos.
 
     Dona rede Globo ficou feia a sua atitude, deselegante e antiprofissional. Querer ganhar ibope com notícias que o povo já tá cansado de saber das sacanagens destes inescrupulosos políticos até que admito; afinal a senhora precisa ter ibope; mas querer cortar o barato dessa gente guerreira e inteligentíssima que não deixa morrer a tradição das festas do seu torrão e não compartilha com as sacanagens que vem acontecendo em nosso pais e que não tem o mínimo interesse em conhecer as tradições do mundo lá fora. 
 
     Além das interrogações daquela gente o porquê do descaso que ainda se tem com a cultura nordestina e foi mais além. A emissora manipuladora ainda deixou muito bem claro no "equívoco " do jornal, que a matéria só iria ser exibida no Nordeste e nos demais Estado, a cultura japonesa repetindo para frisar.
 
     Outra pergunta que eles fizeram. Por que em época de Carnaval vocês põem o enlatado das escolas de samba para todo o país já que o Nordeste é excluído quando tem que mostrar a sua cultura principalmente na época tradicional da mesma? Pelo que sabemos nordestino gosta de forró e por que é obrigado a vir a cultura do centro-oeste e sul? Essas imagens deveriam ser apresentadas apenas nesses lugares, não acham?
 
     Esses emails e comentários recebi; e devido a lamúria do meu povo escrevi a matéria. Lamento profundamente que isso aconteça até numa época que se fala tanto em acabar com o preconceito e me deparo com uma situação antagônica do que eles mesmos pregam?
 
     Como disse o grande poeta Nordestino Bráulio Bessa depois uma exposição de fatos acontecidos contra a moral do nordestino ele gritou em bom tom em um dos seus poemas e versos. “Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficasse independente” E eu assino aqui complementando em comentário o verso do grande poeta. O Brasil e o Nordeste serem dois países diferentes que pela cultura, a cortesia e a honestidade daquela gente, certamente o outro país chamado Brasil ia ficar babando com a fartura daquele povo com o pé no solo quente e que só planta boa semente. Se o Nordeste fosse independente, grande poeta; lá, todos falariam “Oxente” e a cultura ia ser só do nosso povo, orgulhoso de dizer pra o mundo que ali está a nossa gente.
 
     No meu olhar crítico com relação a este fato, venho martelando o tempo todo que a televisão não é mais como era antes e o monopólio está acabando. Os canais fechados vieram para arrasar qualquer concorrência. Daqui à pouco espero que vocês não tenham a necessidade de ir lá na minha terra “pedir penico” ditado popular de lá que quer dizer pedir favores porque vai ser vergonhoso; mas eu tenho certeza que mesmo sendo excluído, humilhado e vitimado de um preconceito vergonhoso, o nosso paupérrimo Nordeste em dinheiro mas riquíssimo em Cultura esteja de braços abertos para recebe-la, oh grande e poderosa. E isso o nosso povo sabe fazer muito bem. Ser receptivo sem guardar mágoas.
 
Desculpa, mas eles estão cobertos de razão.
Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 02/07/2016
Código do texto: T5685697
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.