A Fundação Palmares patrocina um verdadeiro espetáculo, digno de ser visto por crianças, jovens e adultos.

A peça infanto-juvenil Áfricas, que estreou no dia 14.07.2007 às 16:00 horas no Teatro Vila Velha, com o Bando de Teatro Olodum, conta e reconta a história e as histórias de todas as Áfricas: da feira, do preto-velho, das lendas, da cor forte, da água benta, do vendedor de vassouras, do afiador de facas, do vendedor de amendoim... e de todas as outras Áfricas: suburbana, Cajazeiras, Pirajá, Liberdade... Pelourinho, Cidade Baixa, encostas, bairros periféricos, Áfricas não-alfabetizadas, Áfricas-eleitoras, Áfricas-cidadãos de terceira classe... Áfricas-nortistas e nordestinas: brasileiros!!!

O espetáculo, que brinca e faz divertir, que interage e que nos emudece pela nossa ignorância da exuberância de nossa própria História, nos leva numa viagem a continentes, culturas, comidas, música e musicalidade, crenças, contadores de estórias e de histórias, cirandas, cantigas de ninar, lendas, mitos e verdades, nos liberta dos conceitos e dos pré-conceitos, coloca no palco uma personagem “portadora de necessidade especial”, personagens de cor negra, de raça afro-brasileira-humana, nos embrenha nas sendas da religião (ou religiões) brasileiras e de raízes afro... Consegue nos fazer entrar num labirinto do qual não conseguimos mais sair: o labirinto das descobertas de novos horizontes e novas formas de ver nossa origem, que encaminha a cada um dos espectadores para uma reflexão profunda de sua brasilidade, a uma valorização de sua negritude, de seu sangue bom...

(...) e nos fustiga a buscar estas outras Áfricas, dentro e fora de nós, a expandir nossa forma de ver e de enxergar o mundo.

Educadores, gestores da educação e da cultura, bebam nessa fonte inesgotável que é o Vila Velha, que, como uma velha contadora de estórias e histórias, nos atrai, sempre, para seu colo e nos faz crescer de crianças a adultos e de adultos a cidadãos responsáveis. Multipliquem essas idéias... Quebrem o vício da história mal contada, e o caminho da África nunca mais será o mesmo.


Um banho de arte: de interpretação, de música, de coreografia, de luz, etc.

14, 15, 21, 22, 28, 29 de julho, 04 e 05 de agosto
Sábado e Domingo

16h
Palco Principal - TEATRO VILA VELHA
Ingresso: r$14 (inteira) r$7 (meia)

 

Valdeck Almeida de Jesus
Enviado por Valdeck Almeida de Jesus em 16/07/2007
Reeditado em 16/07/2007
Código do texto: T567095
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.