Idade

Hoje, resolvi retirar a informação relativa à minha idade, aqui no RL. Vivemos uma ditadura da idade, absolutamente ridícula.

Aqui há tempo, uma editora, para me oferecer uns livros, enviou-me um formulário onde entre outras coisas me perguntava a idade. Enviei-lhes uma carta a perguntar até que idade é que eu podia receber livros! Não obtive resposta, claro. Ser jovem é um atributo quase divino. Li um artigo em que se dizia que no futuro, as "barreiras entre pessoas", deixariam de ser em termos de raça ou nacionalidade ou estrato social e passariam a ser em termos de idade. Há, aliás, um livro de Stanislaw Lem, "Congresso Futurológico", em que um grupo de futuristas se encontra para imaginar a sociedade do futuro e um dos cientistas prevê que as pessoas habitem numa espécie de círculos, círculos esses em que estarão apenas pessoas da mesma idade. Já imaginaram?

E o que dizer dos anúncios de emprego? Só tem hipótese quem tiver menos de 25 anos. Porém, simultaneamente, exige-se experiência profissional. O caso é mais ridículo quando se prende com profissões em que a imagem é absolutamente secundária. Sinceramente, sinto-me muito mais profissional hoje do que quando saí da faculdade. Em todos os sentidos: conhecimento, relação com o outro, saber estar, etc. Claro que não quero fazer a apologia da mais idade como condição para ser melhor profissional. Quero apenas dizer que todas as idades têm potencialidades a explorar e é injusto e autista esta tónica hodierna na juventude.

Por isso, a partir de hoje, eu serei só eu. Sem idade! Ou como dizia Billie Burke:

"Age is something that doesn't matter unless you are a cheese." ( A idade é algo que não interessa a não ser que se seja um queijo.)