DIPLOMACIA OU HIPOCRISIA?
Já aconteceu alguma situação em que você, por educação, omitiu sua verdadeira opinião sobre determinado assunto? Então, o que seria educação neste caso? Uma palavra para camuflar mentira, omissão, hipocrisia?
Agora, aquela situação em que você expressou realmente o que pensava, como foi a reação das pessoas ao seu redor? Algumas podem ter lhe tachado de ultra-sincero, espontâneo, sem trato nas palavras, talvez até hostil, impulsivo e que com certeza sofreu as conseqüências por ter dito aquilo. Será que omitir, também não se sofre conseqüências?
Então, como se portar diante das pessoas, da sociedade e de suas próprias convicções?
Existe em nossa Língua Portuguesa um recurso de linguagem que é o eufemismo para polir nossas palavras e o modo de dizer certas verdades. Outra forma é a diplomacia, como regem a ética e a etiqueta, para não semear discórdias, evitar ofensas e mal-entendidos, e amadurecer o pensamento antes de expressá-lo.
Para se conquistar isso requer exercício, disciplina e empatia, ou seja, tentar se colocar no lugar do outro para evitar maiores aborrecimentos, e estar atento às circunstâncias intempéries da vida.
O que devemos estar cientes também é que na maioria das vezes, estamos expressando o nosso ponto de vista, uma verdade relativa, parcial e imperfeita. Por outro lado, não expressá-lo nos tornamos superficiais e deixamos de ser verdadeiramente o que somos, humanos.