TENTAÇÃO - (13)

PALAVRAS DE VIDA

Pastor Serafim Isidoro.

A TENTAÇÃO DO HOMEM A DEUS É UMA REBELIÃO

"Veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Dispõe-te, vai a grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis. Pagou pois a sua passagem e embarcou nele para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor..." - Jn. 1:1-2.

Jonas, o profeta, recusou-se a pregar em Nínive, tentou a Deus nas suas ações e não nas suas palavras. Não disse que não iria. Desencadeou a mão de Deus contra si mesmo...

Rebelião é como pecado de Feitiçaria!...

É insubmissão!...

Quando o povo de Israel no deserto pediu comida, tentou a Deus nos seus corações. Jonas tentou a Deus em suas ações. Uma e outra, são formas de se tentar, provar, testar, desafiar a Deus. As ações, às vezes, são mais prejudiciais do que as palavras... - Dizer-se que atiro em um homem é menos prejudicial do que puxar o gatilho do revólver apontado para ele... Jonas tentou a Deus...

A TENTAÇAO DO HOMEM A DEUS É UM DESAFIO

"Então disse Pedro: Ananias, porque encheu Satanás o teu coração para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?... Não mentiste aos homens, mas a Deus. Ouvindo estas palavras Ananias caiu e expirou. Sobreveio grande temor a todos os ouvintes". - At. 5:3-5.

Morte prematura.

Consequência de pecado grave.

Pecado para morte...

Todas as pessoas que desafiaram a Deus sofreram a justa retribuição, porque Deus não se deixa escarnecer; aquilo que o homem semear, isto mesmo ele ceifará... As afirmações de Herodes e de Nabucodonozor acerca de suas glórias humanas desafiaram e ofenderam a Deus. As zombarias dos judeus acerca de Jesus quando Ele estava na cruz, todas tiveram resposta da parte de Deus... Repetimos:

DEUS NÃO SE DEIXA ESCARNECER !

Herodes expirou, comido de bichos; Nabucodonozor foi transformado em animal horrendo, que passou a pastar junto ao palácio e a comer palha como boi; Belshazar, naquela noite mesmo perdeu o reino; os judeus tiveram, no ano setenta, a maior destruição de Jerusalém: não ficou pedra sobre pedra que não fosse deribada...

Debalde tenta o homem a Deus. Por séculos e séculos JEOVÁ fora não somente o Único Deus para Israel nos seus patriarcas, mas também o Único Rei, Senhor e Dominador, Legislador e Juiz do povo que Ele tão amorosamente na Sua graça escolhera. Cuidou sempre deles com amor e dedicação, estabelecendo-lhes líderes, profetas e homens inspirados, de maneira que tratou-os como um Pai trata os seus filhos.

Uma das coisas que mais ferem uma personalidade é a ingratidão, o não reconhecimento. Israel, o povo eleito, não reconheceu nada do que acima dissemos. Resolveram em seus corações e expuseram em palavras a Deus através de Samuel, a seguinte petição (imposição):

"Constitui agora um rei sobre nós, para que nos governe, como o têm todas as nações"... "Teremos um rei sobre nós, para que sejamos também como todas as nações; o nosso rei poderá governar-nos, sair adiante de nós e fazer as nossas guerras" - II Sm. 8:5 e 8:20.

E Deus, no dizer do salmista, "deu-lhes um rei na Sua ira e tirou-o no Seu furor"...

A insistência para que se estabeleça nossa própria vontade, nossos planos e nossos pensamentos em detrimento da vontade divina, acarreta uma ação coerciva, instigada, movida pela mente e pela obstinação humanas. As consequências serão sempre desastrosas...

Vivemos em dias em que se estimula a fé e as pessoas as vezes extrapolam na sua maneira de entender o exercício bíblico dessa fé, indo aos extremos de se julgarem super-homens (ou super-mulheres) nas suas relações de oração e julgando-se valentes do Evangelho (Davi teve seus valentes) se insurgindo assim como dominadores de qualquer situação.

Mas nada é mais insensato do que a falsa fé. Paulo escreve: "Manda que eles sejam sadíos na fé..."

A verdadeira fé em Deus vem de Deus e vai para Deus.

"É Ele, o Senhor, Quem opera em nós tanto o querer como o efetuar"...

A fé que produz, a fé que opera milagres, é a fé DOM ESPIRITUAL. - I Co. 12:9. Essa fé não está conosco vinte e quatro horas por dia; ela nos é dada no momento da necessidade, como acontece na atuação de todos os demais dons do Espírito de Deus... - E a operação do Espírito é dada a cada um visando um fim proveitoso.

Nas orações de intercessão ou de fé, faz-se necessária a frase: "segundo a Tua vontade". Todas vezes (estou generalizando) todas as vezes que o homem impôs a sua vontade a vontade divina, o resultado lhe foi desastroso:

Saul foi o rei que iniciou um novo período para Israel, satisfatório e aparentemente bom no início, porém de resultados catastróficos no decorrer do tempo. Sempre será assim: o caminho do homem parece florido e próspero no início, mas não será duradouro; o caminho do Senhor, entretanto, nos parece árduo e as vezes espinhoso no início, porém o seu fim será de paz, de plena satisfação para ambos: para Deus e para nós.

"Humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus e Ele a Seu tempo vos exaltará!..."

Só Jesus!

__________________________

O Pr. Th. D. Honoris Teologia, D.D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br

No Google: serafim isidoro textos