"Artigo""Cuidado com os Aplicativos!"

Cuidado, nem todo aplicativo é o que realmente parece. Saiba como se proteger
Você é ciberesperto?
Como qualquer malfeitor, eles se disfarçam do tudo o que se possa imaginar. Já se fantasiaram de banner, de e-mail, site de banco, promoções imperdíveis, pop-ups pulando na sua tela… Agora a última moda para tentar te enganar é se vestir de aplicativo móvel para smartphones. Ou melhor, se fingir de um app inofensivo para roubar suas informações. O pior é que tem muita gente caindo nessas ciladas. Essa é a nova tática do cybercrime. Se você não quer ser mais uma vítima, é hora de ficar esperto!
Segundo pesquisa recém-divulgada pela Kaspersky Lab, uma empresa de segurança digital, 63% das pessoas não costumam ler aquelas letrinhas pequenas dos contratos de licença e termos de uso antes de instalar um novo aplicativo. Pior: 20% afirmaram nunca sequer bater os olhos nesses contratos. Os dados são preocupantes e tem muita gente se dando mal; o último ataque foi em forma de “sequestro”. O atacante invade o celular e exige um pagamento para revelar a nova senha. Claro, mesmo pagando, muita gente perde tudo o que tinha no aparelho para sempre e fica a ver navios…

Para se proteger de um app suspeito, a primeira e principal dica é baixar tudo somente das lojas oficiais. Tanto na App Store quanto no Google Play, uma série de verificações garantem a qualidade de cada aplicativo disponível naquela loja virtual. Mas, acredite, até isso os falsários já conseguiram enganar…

O problema é que, ainda segundo a pesquisa, 25% dos entrevistados ignoram quando o sistema operacional do aparelho tenta impedir a instalação de um aplicativo por considerá-lo perigoso e arrumam uma forma de instalar o app mesmo assim. Aí fica difícil…

Bom, mas se o aplicativo, mesmo mal intencionado, conseguiu de alguma forma entrar na loja oficial da Apple ou do Google, existem outras saídas antes de clicar em “download” e aceitar o app.

Independente do aplicativo, é sempre bom entender também os tipos de acesso que ele vai ter no seu celular. Por exemplo, não faz sentido um app de filtro para fotos precisar de permissão para acessar seus contatos; fala verdade. No levantamento da Kaspersky, 15% das pessoas revelaram não limitar o acesso dos aplicativos às suas informações pessoais. Mas tem que tomar cuidado. Para isso, já existem boas ferramentas - outros apps - que ajudam a controlar o acesso ao seu smartphone. Elas gerenciam as permissões e deixam bem claro para você o que cada app está vendo… ((aplicativo XPrivacy))

Como última sugestão, esta apenas para os usuários de Android, já que a Apple, por decisão própria, não permite qualquer solução de segurança para os iPhones e iPads na App Store, uma ferramenta completa de segurança pode fazer a diferença nesses casos de apps falsos e mal intencionados.

Último detalhe, só não se junte aos 19% do pessoal que respondeu a pesquisa e disse que quando quer um app de qualquer jeito, desativa até o programa antivírus para dar sequência à instalação. Aí também fica difícil!... Ah, se você ficou curioso e quiser responder a pesquisa e descobrir se você também é um cyberesperto (ou se acha um), o link está logo abaixo do vídeo desta matéria no nosso site. Tem também o link para o aplicativo que gerencia as permissões do seu smartphone. Acesse e confira!
Maria Augusta da Silva Caliari e pesquisa Google/ Internet
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 19/04/2016
Código do texto: T5609928
Classificação de conteúdo: seguro