Atendimento ao cliente.
As empresas vivem e respiram a Era da Qualidade. Qualidade no atendimento ao cliente, qualidade no processo de produção, qualidade na comunicação interna e externa. Foi-se o tempo onde tudo era resolvido apenas com boa vontade. Para satisfazer a necessidade do cliente, que convenhamos, está cada vez mais alta, fruto das inúmeras opções que têm, é necessário:
Boa Vontade em Servir e Qualificação para Bem Servir o consumidor.
Em uma pesquisa para trabalho de faculdade, aplicamos algumas questões concernentes ao Atendimento ao Cliente em nossa cidade e região para que o consumidor respondesse, objetivando saber como anda seu nível de satisfação com o comércio local e regional.
O resultado não foi animador, e dentre as queixas feitas pelo consumidor está a falta de qualificação do profissional. Por exemplo, muitos vendedores vendem sem saber o que estão vendendo, não há um conhecimento técnico mais apurado, e o consumidor quer tirar suas dúvidas, saber se realmente aquele produto lhe será útil. Freqüentemente o vendedor tem boa vontade, é educado, mostra interesse em satisfazer a necessidade do cliente, contudo, o atendimento é deficiente porque falta a outra parte:
· Qualificação por parte do profissional.
Se uma empresa quiser fidelizar o cliente e permanecer no mercado atual, ela tem de encarar a capacitação de seu quadro de colaboradores como questão fundamental, ou seja, investir na reciclagem de seus clientes internos para que eles atendam com excelência seus clientes externos.
Bem, falamos do que a empresa deve fazer, agora vem o outro lado da moeda: o colaborador.
Não adiantará a empresa investir na qualificação do profissional se este estiver desmotivado, pessoas desmotivadas mantém a tela mental fechada ao aprendizado, por isso, o profissional que quiser se manter no mercado de trabalho deve também estar motivado para aprender, e com a mente aberta para as mudanças que vêm surgindo constantemente. E não adianta depositar a culpa da desmotivação na empresa, no cônjuge, nos problemas familiares ou onde quer que seja, a questão da motivação é interior, depende de nós, e somos nós que devemos procurar nos motivar.
Outro grande equivoco das empresas é pautar seu planejamento apenas na questão do menor preço ,esquecendo-se de que Bom Preço é uma questão relativa e não absoluta, nem sempre aquele produto ou serviço que está com a etiqueta indicando o menor valor é a melhor relação custo benefício para o consumidor. Essa pequena pesquisa apontou que os consumidores estão dispostos a pagar mais para ter um Bom Atendimento.
O consumidor quer, em suma, um Bom Atendimento, não um Atendimento Bonzinho. Quer capacitação dos profissionais, para que estes atendam suas necessidades.
Uma sociedade onde impera a mediocridade, a preocupação apenas com mão de obra barata, porém, desqualificada, está fadada ao desaparecimento ou a escravidão, porquanto, se não se extinguir, será sumariamente capturada por sociedades mais avançadas, onde serão relegadas a trabalhos puramente braçais e repetitivos. Nossas empresas precisam, pois, investir no ser humano, e o ser humano precisa, pois, se motivar, para que tenham cada vez mais capital intelectual, porquanto este sim é capaz de criar, inovar, transformar e satisfazer o cliente, gerando empregos, riquezas e progresso para toda região.