Anne Frank: Um sonho de liberdade não realizado
Anne Frank nasceu em 12 de junho de 1929 na Alemanha, cidade de Frankfurt on Main. Ali viveu até o ano de 1933. Oto e Edith eram seus pais, e, Margot, sua irmã mais velha. Mudaram-se para Aquisgran, ainda na Alemanha, onde permaneceram até 1934, quando resolveram morar na Holanda, onde havia mais tolerância para com os judeus e seus descendentes.
Em 1942 a Alemanha ocupou aquele país, iniciando-se, a partir daí, o calvário da pequena Anne Frank. Com apenas 13 anos, foi obrigada a se refugiar com a família em um esconderijo nos fundos de um escritório com armazém, chamado "a casa de trás". A alimentação consistia de batatas, legumes e, algumas vezes, um pedaço de carne.
No seu diário, 9 de abril de 1944, Anne Frank escreveu: "Algum dia, essa guerra horrível vai terminar e, em alguns dias, tornaremos a ser pessoas e não só judeus".
Os refugiados foram denunciados e presos em 4 de agosto de 1944. Em outubro do mesmo ano, foram deportados para o campo de extermínio de Auschwitz. Anne foi enviada para o campo de concentração Bergen-Belsen, onde morreu de tifo em fevereiro de 1945.
Anne Frank não chegou a realizar o seu sonho de liberdade. O arame farpado e a crueldade nazista tudo podiam e nada respeitavam, transformando em pesadelo o lindo sonho de uma adolescente de apenas 16 anos.
Jadir de Araujo