O avanço tecnológico e a facilidade de comunicação estão nos deixando mais infelizes?
Será que nesse início de século recheado de inovações e de facilidades de relacionamentos por meio , principalmente, da internet conseguiremos alcançar a felicidade?
Será que o aperfeiçoamento da tecnologia e da facilidade de comunicação conseguirão contribuir para que o ser humano realize seus sonhos ou está contribuindo para o deixar mais frustrado e solitário?
E os nossos valores, estão se degradando cada vez mais ou estão sendo restaurados?
O fato é que mesmo com o aperfeiçoamento da tecnologia e da facilidade de comunicação o homem torna-se cada vez mais solitário e vazio. Por causa disso surgem os prazeres coletivos ,tais como o carnaval e o consumo de drogas lícitas e ilícitas. Há ainda os que buscam se preencher sendo espectadores de programas comuns de televisão ou buscando na internet alguém que na sua visão possa lhe preencher o vazio existencial.
O vazio, com a consequente falta de felicidade , conduz aos homicídios, suicídios, depressões e crimes de toda ordem, incluindo os desvios de conduta tais como pedofilia, suborno, corrupção, dentre outros males. Esses problemas afetam não apenas nações subdesenvolvidas ou em desenvolvimento, mas também nações consideradas evoluídas.
Em todas os espaços vemos a explosão da violência , que se manisfesta também no cinema, no cotidiano de todas as pessoas. O fato é que o ser humano, mesmo com todo o avanço tecnológico e integração por meio da web, continua sendo aviltado em sua integridade física ,moral e espiritual.
Se ensino de qualidade, tecnologia avançada, integração por meio dos meios de comunicação não estão conseguindo levar o ser humano a um caminho de paz e felicidade, então se deduz que exista uma última esperança...
Marcos Antonio Vasco Rodrigues