SINAIS DE FUMAÇA

Stephen Hawking, aquele do filme “A Teoria de Tudo”, prevê a extinção da Raça Humana daqui 10 mil anos. Muitos que assistiram e que assistirão ao filme, concordarão comigo. Se não fosse a namorada e depois esposa, talvez, ele não estivesse aqui hoje falando do nosso fim. Diria que ela ajudou a ciência, salvando um gênio.

Poderíamos dizer que a moça estava no lugar certo na hora certa. E que bom, se a Humanidade encontrasse uma namorada assim nos próximos milênios, e nos salvar.

Do ponto dos humanos, falar em 10 mil anos soa distante. É compreensível. A pergunta de muitos seria: 10 mil anos, e daí? Vale lembrar que calcula-se em 10 mil anos, o tempo que a Raça Humana levou até conectar o planeta inteiro.

Para Hawking uma tragédia global é inevitável. E aponta o culpado. O progresso científico com fins obscuros e mais lucrativos. Do seu ponto de vista, enumera as variáveis mais perigosas.

Ele cita o perigo nuclear, o aquecimento global e os vírus geneticamente modificados. No Brasil, estamos cada vez mais estarrecidos com a capacidade de um mosquito, ser o responsável pela explosão dos casos de microcefalia. Alterar um bebê ainda no útero da mãe. O que um modificado geneticamente seria capaz de fazer?

O cientista também é enfático ao afirmar que o único modo da Raça Humana sobreviver é abandonar o planeta Terra. As teorias sugerem existirem milhares de outros mundos habitáveis Universo afora. Com nossa tecnologia ainda não descobrimos nenhum. Depois teríamos de chegar lá...

Pelo pouco que conheço da minha raça, nem seria preciso uma catástrofe global. O começo do nosso fim, seria a escolha dos que tentariam chegar lá. E vou além. Eles nunca chegariam. Não por culpa da tecnologia. Se neste planeta gigantesco temos conflitos idiotas tipo religiosos, imaginem confinados numa nave espacial.

Concordo com Hawking quanto ao futuro da Raça Humana. Começo a discordar quando ele afirma que o ponto crucial para uma suposta salvação, é o envolvimento político. Infelizmente todos os conflitos de grande magnitude que marcaram a História da nossa raça, nasceram do envolvimento político.

Se quisermos de fato salvar a raça, além das questões ambientais é preciso colocar a demagogia de lado e começar traçar planos para estancar a explosão demográfica.

Outras das coisas que discordo do cientista. é quanto ao tempo que isto levará para acontecer. Creio que estaremos morrendo de sede, e trocando mensagens com sinais de fumaça, bem antes de 10 mil anos. Ainda sem asas, e nenhum destino no GPS.