OUTRO EVANGELHO

PALAVRAS DE VIDA

Pastor Serafim Isidoro.

OUTRO EVANGELHO

“Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro Evangelho” – Gl.1.6.

...”O Senhor Jesus Ungido, o qual se deu a si mesmo pelos nossos pecados, para nos DESARRAIGAR deste mundo perverso, segundo a vontade de Deus.– Gl. 1.4.

A epístola - carta regional do apóstolo Paulo aos Gálatas depois da sua primeira viagem, foi destinada às igrejas de Antioquia, Icônio, Derbe e Listra, comunidades que estavam propensas a outro Evangelho. No decorrer do tempo coisas tendem a mudar, a se transformar. No caso do Evangelho, sutilmente heresias, inovações pragmáticas são-lhe incrementadas sempre em uma evolução pejorativa, quanto às realidades de Deus. Como sempre, o veneno é inoculado em doses progressivas, de maneira que as vítimas não o percebam de pronto. O mal, o joio, tem sido ministrado em um passo a passo lento, o que leva as pessoas a se adaptarem.

O outro evangelho a que Paulo se referia é a modificação doutrinária sem comprovação apostólica neo-testamentária dos dogmas e das modernizações práticas. A âncora da doutrina é a Escritura, mormente a Nova Aliança, onde o cristianismo é determinado pela sua autenticidade. O Cristo morreu segundo as Escrituras – escreveu Paulo.

Surgiu, e isto a poucas décadas, uma torrente de inovações nas várias denominações evangélicas existentes, inovações estas centradas na Doutrina da Prosperidade, onde o indivíduo passa a pensar mais na terra do que no céu. Anteriormente na História o Iluminismo propunha justamente doutrina paralela: “Não há Deus, não há céu, não há inferno; tudo é o aqui e agora”- diziam. “Comamos e bebamos, pois amanhã morreremos”. A religião, no entender dessa doutrina, atrapalha o progresso e a prosperidade do ser humano.

A carta de intenção quanto prosperidade passou hoje a ser centrada no Evangelho, porém o envelope é o mesmo. Os fatos relatados na Nova Aliança quanto aos líderes apostólicos e a doutrina por eles estatuída nunca são da prosperidade para esta vida. Cristianismo sempre será de cruz, contradição, escárnios e desprezo. Dar o braço ao mundo e a suas filosofias de prosperidade ou de política não é o caráter do verdadeiro cristão.

É contundente a declaração de Paulo de que O Senhor Jesus se deu a Si mesmo para nos DESARRAIGAR - ecselêtai - arrancar pelas raízes – libertar - deste mundo perverso. Desde os dias de Noé o mundo se tornou MAU. Na sua origem Deus o achou muito bom; depois se degenerou. O kósmos, a sociedade, tem o seu pensamento mau continuamente. A moral, nos seus diversos aspectos perdeu sua razão de ser. Sem Deus a ambição, o ódio, o crime o sexo desenfreado agigantou-se tornando o mal em bem, o sábio em tolo, as artes em deturpação e a sociedade desumanizou-se.

Já nos dias dos apóstolos as Escrituras preceituavam: ”Não ameis o mundo e nem as coisas que no mundo há”; “Não vos conformeis com as obras infrutiferas das trevas; antes, reprovai-as”.

Igualar-se ao mundo proporciona os mesmos resultados que a ele compete; mas em contrapartida, resultará no mesmo juízo que lhe será aplicado. De Deus não se zomba. O outro evangelho é como o joio no meio do trigo e já está tão arraigado que se possível for enganará até aos escolhidos. Como a proposta a esse outro evangelho parece lógica – pragmatismo – a onda se torna em uma avalanche que aos poucos leva a todos de roldão a uma doutrina cristã progressista para um bem estar no mundo e – ainda – em nome de Deus.

Muita gente boa que conhecemos nos últimos sessenta anos aderiu ao corrente desenfreamento econômico-doutrinário. O Evangelho que outrora recebemos propunha bens eternos, riqueza no céu. Perseguições, escárnios, desconsiderações por ser-se cristão evangélico. Fui apedrejado na década cinquenta por causa desta causa santa. Paulo, Barnabé, Estevão e outros personagens escriturísticos também o foram. O Mestre nasceu em uma manjedoura e foi sepultado em túmulo alheio. Prosperidade, só depois. Deus lhe deu um nome sobre todos os nomes e O fez assentar à Sua direita NO CÉU.

Vitória pressupõe batalha vencida contra o mundo, o OUTRO e a carne. Haverá galardão no céu. Na terra os FARIZEUS já receberam o seu galardão, a sua prosperidade mesmo onde os ladrões minam e roubam. “Ajuntai para vós tesouros no céu” – preceituara o Senhor. Não se trata da cultura da miséria para os cristãos, mas sim da ÉPOCA dessa prosperidade.

Foi bondade de Deus que eu tivesse doze mestres, pastores conceituados das Assembleias de Deus, sendo que ainda somente um esteja vivo. Todos morreram sem prosperidade material (para mim, precioso exemplo). Sou fruto daquele Evangelho, sabendo de quem o recebi. Estou confiando-o a outros que também serão capazes para ensina-lo.

E os que a muitos ensinarem resplandecerão como as estrelas do céu, sempre e eternamente. O porco, animal desprezível porem saboroso, nunca olha para o céu. Sua companheira sempre volta a revolver-se na lama. É como a histórica mulher de Ló que voltando-se para vislumbrar suas possessões foi transformada em estátua de sal. O mundo e sua concupiscência - EPITYMIA, desejo forte – passa. O mundo, um OUTRO e a carne são os principais inimigos do homem.

Assim é que o que tens preparado para quem será? O amor do dinheiro é a raiz de todos os males e muitos se afogaram nesta cobiça. Não podeis servir a Deus e a MAMON. A porta é estreita e apertado o caminho que conduz à VIDA.

Jesus faz a diferença. Seu Evangelho estatui que dificilmente um rico entrará no reino do céu. Esperneia a moderna teologia para explicar esses termos de maneira adaptável a alargar o caminho que seja adaptável à lógica e acobertar os apelos feitos ao pecador para atraí-lo ao evangelho da prosperidade – o outro evangelho. À porta das agências lotéricas há sempre um aglomerado de gente na busca de prosperidade. Também nas reuniões evangélicas onde são oferecidas possibilidades para MUDANÇAS de status. Nem todos, porém, podem proclamar: “Eu sou de Jesus. Muitos se ufanam: “Eu sou da igreja – eu sou a igreja...

Só Jesus.

_____________________________

O Pr.,Honoris Teologia, D.D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br

No Google: serafim isidoro textos