Os elementos necessários numa sessão de coaching
Os elementos necessários de uma sessão de coaching são os seguintes: - Conexão – Rapport e acompanhamento, fazendo os seguintes passos: Coaching education mais autoapresentação tendo uma seguida pergunta introdutória, como forma de gerar receptividade.
Toda sessão de coaching teve ter uma proposta ou tema da sessão que é realizada através do SHAZAN mais identificação do estado atual do coachee, como forma de conhecer melhor o cliente.
Em seguida, é desenvolvido na sessão a identificação do estado desejado do coachee. Nesta etapa é realizado a alavancagem para saber como o mesmo atingirá seus objetivos.
Nesta sessão, terá um aprendizado de ambas partes e o coachee é convidado a falar de sua aprendizagem, através das seguintes perguntas:
- Por que valeu a pena o encontro de hoje?;
- Quais foram os maiores aprendizados?;
- Efetivamente e na prática, o que você leva da sessão de hoje para sua vida?
Em seguida, é feita a recapitulação final (resumo), e colocado as tarefas que simplesmente são ações simples e objetivas para acelerar o processo de Coaching, após a tarefa é feita a desconexão.
Para ter mais efetividade do processo de Coaching, é necessário que o coachee tenha seu diário de bordo (DB), que o mesmo possa assistir num intervalo de uma sessão para outro filmes indicados pelo coach.
Vale lembrar que o coach deve criar um campo relacional que se inicia com o rapport e para que isso ocorra é necessário “ acompanhar, acompanhar e conduzir” seu coachee. Cabe destacar que é necessário sempre existir a Psicogeografia ( poltronas iguais e a posição do coachee do lado direito) em todas as sessões, local seguro, local sagrado. Não deve-se esquecer que não deve existir julgamento por parte do coach, deve ter foco no estado desejado e ter confidencialidade.
* Lucília Santos – Formação Internacional em Professional e Self Coaching, Leader Coach, Analista Comportamental e Analista em 360º pelo IBC. Graduada em Pedagogia e em Psicopedagogia aplicada à Educação. Especialista: Neuropsicologia, Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, MBA em Gestão de Recursos Humanos e em Neuropsicopedagogia Clínica. Professora na Educação Básica e Ensino Superior. Atua como coach, professora, palestrante e escritora.