A MINHA FÉ É SEGUNDO AS ESCRITURAS?
O SEU CRISTIANISMO É SEGUNDO AS ESCRITURAS?
Nos últimos séculos a humanidade mudou a sua maneira de pensar e viver a religião. Na transição da idade média, chamada também de idade das trevas para os tempos modernos, ocorreram mudanças positivas. A religião cristã que na idade das trevas estava ligada ao paganismo, tanto no pensamento quanto na Teologia, mudou com o advento da reforma protestante. A Reforma propôs ao homem o retorno as Escrituras sagradas. Os reformadores têm a Bíblia como única regra de fé e prática. Partindo das Escrituras os reformadores pregaram a salvação eterna do homem através da fé no Senhor Jesus Cristo. Essa pregação moldou a espiritualidade na modernidade. Mas como se diz: “A fila anda”, o tempo passou e chegou a época que a modernidade viveu um período chamado de Iluminismo. No Iluminismo o discurso era que o ser humano chegou à idade da razão e por isto, não necessitava da fé, não precisava da religião.
As comunidades científicas assumiram o controle, os pregadores da ciência advogaram os seus credos. Darwin pregava a evolução do homem. A criação era negada, a humanidade se tornara iluminada pela ciência que detinha “todo” o conhecimento, não necessitava mais de nenhuma revelação escriturística.
A modernidade com o seu iluminismo científico passaram. A raça humana agora vive o conceito de pós-modernidade. A pós-modernidade não nega a fé, vive a fé com matiz libertário. Prega a pós-modernidade que o homem pode tudo, desde que acredite no seu potencial espiritual. O conceito de Jesus depende do que eu sinto; jamais de uma fonte histórica. A fé “cristã” na pós-modernidade absorve os conceitos orientais e pagãos. O homem não pode com o seu iluminismo negar a necessidade de Deus, por isso o homem torna-se um deus, deifica-se, para poder de alguma forma alcançar a paz, tão necessária para viver debaixo do sol, e além túmulo.
Mas a verdadeira fé cristã, sempre estará ligada as Escrituras, e na Bíblia está alicerçada, jamais absorverá conceitos orientalistas, espíritas (de qualquer seguimento), panteístas e outros adventos próprio da fé pós-moderna.
O apóstolo Paulo escrevendo aos irmãos de Coríntios, ensina a cada crente em cristo a se apegar nas Escrituras e nos seus ensinamentos. “Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. 2 Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão” 1 Corinthians 15:1-2. Paulo lembra aos irmãos o evangelho anunciado por ele, o evangelho que aquele grupo de crentes recebeu e também a responsabilidade da conservação do conteúdo da pregação e ensinos Paulino. Aqueles irmãos necessitavam reter o ensinado, se não corriam o risco de ter crido em vão, ter perdido tempo na dedicação da sua fé.
Mas qual o conteúdo da pregação de Paulo? Nos versos seguintes, o apóstolo das gentes explica o conteúdo da fé Cristã. Ele diz: “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, 4 E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” 1 Corinthians 15:3-4. O grande ensinamento é que a fé cristã, vem das Escrituras sagradas, não do que penso ou sinto. O ensinamento é que Cristo Morreu por nossos pecados. Cristo substituiu cada pessoa na Cruz. O homem se torna justo, não por aquilo que faz, mas através do sacrifício da cruz; através da obra de Jesus. Essa verdade escriturística faz de um pecador, um santo, isenta o pecador, porque Jesus toma o lugar do injusto e sofre o julgamento e a condenação; recebe o salário da injustiça: morre. Tudo isso foi previsto na Bíblia pelos profetas No Antigo Testamento. Continua o homem inspirado pelo Espírito Santo a escrever. Ele Diz que Jesus morreu e ressuscitou segundo as Escrituras.
Chega-se a conclusão que não existe fé cristã, sem o Jesus das Escrituras. O “Jesus” de qualquer religião que não tem a Bíblia como revelação única e normativa, não é cristianismo. Portanto, a fé de cada cristão, precisa ser bíblica, se assim não for é perca de tempo, é religião espúria, sem valor algum. A Confissão de cada crente precisa ser firme e apegada à revelação Bíblica.
É Necessário os cristãos retornarem urgentemente aos conceitos das Escrituras sagradas. Só a Graça de Deus, Só a fé em Jesus, através das Escrituras pode justificar o homem do pecado e levá-lo a salvação eterna.
Que o Eterno nos ilumine.