AMOR E AMIZADE
AMOR E AMIZADE
As pessoas ainda não compreenderam: ou é amor ou não é amor; ou é amizade ou não é amizade. Admitamos, isto é fato! Um homem não ama mais de uma mulher, e uma mulher não ama mais de um homem. Quanto à amizade, podemos contar nos dedos quem é nosso amigo ou nossa amiga de verdade.
Amor e amizade são manifestações que vêm de Deus, uma e outra são o mesmo amor. O primeiro envolve sexo, a segunda não necessariamente.
E tanto o amor quanto a amizade estão acima de todas as fraquezas e pequenezas inerentes ao ser humano. O amor ou a amizade tudo suporta, tudo tolera, é paciente e é incondicional. Se não é assim, não é amor e não é amizade.
No amor existe afeto, cumplicidade, fidelidade, amizade, carinho, cuidado, respeito e compreensão. Na amizade também.
O que difere a amizade do amor é que no amor existe de fato a união entre o homem e a mulher, os dois dividem o mesmo teto, a mesma casa, a mesma cama. Enquanto na amizade existe o fator distância. Muitas vezes os amigos moram longe um do outro, até mesmo em cidades diferentes, cada qual tem os seus afazeres diários, os seus compromissos com o trabalho, com a família, com os filhos. E isso muitas vezes impede que os amigos se vejam mais amiúde, com mais frequência.
Mas não é a distância ou a falta de tempo que vai pôr fim à amizade. Porque os verdadeiros amigos, mesmo distantes, estão sempre presentes no nosso pensamento.
E quando somos amigos de verdade nós superamos essa dificuldade da distância, nós nos falamos ao telefone, enviamos cartas ou mensagens pelo celular, e, acima de tudo, torcemos e pedimos a Deus pelos nossos amigos, assim como ficamos tristes por eles nos momentos de dificuldade e ficamos felizes também quando os nossos amigos estão felizes.
Tudo o que for diferente disso não é amor e não é amizade.