Ressurgimento das Barbearias

Resistência, sobrevida, modismo são termos que definem a situação das Barbearias na atualidade. A despeito de todas as adversidades, quedas e golpes recebidos nos últimos anos, a profissão Barbeiro não se abate, resiste a tudo vence e reemerge das cinzas.

“A preocupação com a estética remonta a Grécia Antiga. Diz a história que Apolo (Deus da Música) e Ares (Deus da Guerra) foram os precursores. Foi assim que surgiram os salões de beleza exclusivos para a ala masculina e a profissão de barbeiro” ( Gazeta da torre – 2/3/2015 ). Mais recentemente, na década de 40, as barbearias viram o seu auge e transformaram mais que em um estabelecimento para fazer a barba e cortar o cabelo, mas em um local de socialização entre os homens, que reunidos em grupos ou com o seu “Barbeiro Confidente” conversavam sobre assuntos diversos e até bebiam para afogar as magoas.

Apesar de todo o sucesso que as barbearias faziam e amizade com os profissionais, a primeira grande crise no costume de fazer a barba ocorreu em 1895 nos EUA, com o advento criação da primeira lâmina de barbear descartável pelo americano Kong C. Gillette ( 1855-1932). Em 1926 a Gillette desembarcou no mercado brasileiro, porém na década de 60 que surgiu a famosa lâmina de barbear “super inoxidável”. Foi paixão a primeira vista, a novidade conquistou de tal modo a preferência dos brasileiros que passou a ser apelidada de “a interminável”, assim o homem teve a comodidade de escanhoar sua barba em casa, tirou a exclusividade das mãos dos hábeis profissionais e gerou uma grande crise com o fechamento de vários estabelecimentos Brasil afora.

Se não bastasse, aparece a figura feminina dentro do ambiente das barbearias, como mão de obra ou como cliente. Iniciasse a segunda evasão de clientes: as mulheres incomodadas com o ambiente masculino buscaram um local mais propício, surgiram os salões de beleza. Mais tarde, transformaram em salões unissex, com mais serviços, recursos e comodidade e assim mais uma leva de clientes migraram e ocorreu o fechamento de barbearias.

De repente, a publicidade e a indústria de cosméticos descobriram o homem largado entre 2 (dois) mundos, entre o antigo barbeiro e os salões unissex. A publicidade estimulou o homem a desenvolver a autoestima e a buscar uma identidade própria. A indústria cosmética criou produtos exclusivos destinado ao público masculino. No início, o homem entrou no mercado da beleza, com uma imagem mais viril, buscando tratamentos simples.

Hoje, a vaidade masculina se manifesta de diferentes maneiras e cada vez mais é impulsionada pelo mercado da beleza, com serviços e tratamentos de beleza exclusivos. A propósito, é na cabeça e no rosto que os homens têm inventado moda e esbanjado irreverência. Nesta onda surgiram os Barber Shops, que herdaram técnicas e conservaram algumas características das barbearias tradicionais, passando por releituras retro dos anos 50 e que as deixam com ares de espaços de convivência puramente masculinos.

Acompanhando a evolução da cosmetologia, pensada especialmente para os homens, as barber shops e seus serviços / produtos diversificados deixam de ser supérfluos e transformam em necessidade.

Modismo ou não as novas barbearias trouxeram o glamour e o cuidado estético que o homem brasileiro merece.

Fontes:

ALVES, Daise – Menteflutuante Retrô - Disponível em <http://menteflutuante-up.blogspot.com.br/2015/01/guia-de-barbearias-retro.html> acesso em 10/12/2015

RIBEIRO, Eduardo – Barbeiros antigos inspiram novas Barbearias – Disponível em < http://vivabem.band.uol.com.br/beleza/noticia/?id=100000615756&t=> acesso em 01/12/2015

CORNÉLIO, Rita – Barbearias ‘sobrevivem’ ao tempo – Disponivel em http://www.jcnet.com.br/Regional/2014/08/barbearias-sobrevivem-ao-tempo.html > acesso em 05/12/2015

The history of beauty - Disponível em< http://www.ukhairdressers.com/history%20of%20beauty.asp#Home> acesso em 02/12/2015

Barbieri – Disponível em<https://it.wikipedia.org/wiki/Barbiere> acesso em 06/12/2015

Gazeta da torre - A Barbearia da Real da Torre com seus segredos, medos e sonhos – Disponível em <http://gazetadatorre.blogspot.com.br/2014/09/a-barbearia-da-real-da-torre-com-seus.html> acesso em 02/12/2015

Dib Abasse
Enviado por Dib Abasse em 15/12/2015
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