TENTAÇÃO - LIVRAMENTO - texto 10

PALAVRAS DE VIDA - TEXTO 10

Pastor Serafim Isidoro.

DEUS PODE LIVRAR-NOS NA TENTAÇÃO E DA TENTAÇÃO

A oração que denominamos "Pai Nosso" é padrão de todo o nosso relacionamento com Deus. Ela se divide em:

ADORAÇÃO PETIÇÃO LOUVOR

1) - ADORAÇÃO - "Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o Teu nome." 2) - PETIÇÃO - "Venha o Teu reino, faça-se a Tua vontade assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje e perdoa-nos as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixes cair (ME EISENEGKES) - não nos traga para dentro) em tentação (PEIRASMOS) - mas livra-nos do mal (PONEROS = Maligno)."... - Mt. 6:9-13. - 3) - LOUVOR -"Porque Teu é o poder, o reino e a glória, amém". - Mt. 6:9-13.

Toda tentação necessita da permissão divina. É Deus Quem tem as rédeas da tentação. A qualidade, o tempo, o peso, a ação ou a ausência da tentação têm o seu limite na vontade divina e na soberania de Deus:

"Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar". - I Co. 10:13.

"É porque o Senhor sabe livrar da tentação (PEIRASMOS) os piedosos (EUSEBEIS = devotos)". - II Pd. 2:9.

A palavra grega EUSEBIO, traduzida em nossas Bíblias como PIEDOSO, na realidade significa DEVOTO. Eusébio é o devotado às coisas de Deus; é aquele que se entrega, s e c o n s a g r a , aos empreendimentos do Senhor. É aquele que não anda no caminho dos ímpios (In-Píos - "não devotos") mas que tem o seu prazer na Lei do Senhor e nela medita de dia e de noite... Este, tudo o que fizer, prosperará.

Pode parecer ousadia - e este artigo é ousado - mas a declaração secularmente aceita da filosofia cristã que diz acerca do homem:

"QUANTO MAIS SANTO MAIS TENTADO " - Não é verdadeira. Não tem fundamento bíblico. Não é lógica.

Para parafrasear o apóstolo Paulo que diz: "Havemos de pecar para que a graça seja mais abundante?"... - Rm. 6:1 - Haveremos nós de viver em POUCA santidade para termos MENOS tentação? - De maneira nenhuma... A piedade (EUSEBEIA) - DEVOÇÃO - leva o homem à santificação e esta o leva a santidade:

"Exercita-te pessoalmente na piedade (EUSEBEIA) pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade (EUSEBEIA - devoção) para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser" - I Tm. 4:7-8.

Deus sabe, pode, e deve ser solicitado a livrar da tentação (PEIRASMOS) os piedosos (EUSEBEIS = DEVOTOS).

É perto de Deus que fugimos do Maligno.

Está se observando um crescimento por demais exagerado do uso do nome do ser que se antepõe a Deus. Os arraiais evangélicos estão muito preocupados em citar os feitos, os perigos, as astúcias que ele representa. É, entretanto, nossa opinião, que se estivermos na presença de Deus, na comunhão do Espírito Santo, na graça de nosso Senhor Jesus Cristo, não precisaremos viver falando nada mais do que do amor, da compaixão, do poder e da soberania do Senhor .É Ele, Deus, na Sua Trindade, Quem pode evitar de entrarmos em tentação. É Ele, repito, - Quem pode "NÃO NOS levar para dentro da tentação"; é Ele, ainda, Quem nos livra quando já estamos em tentação; e isto se Lhe solicitarmos. O Senhor Jesus nos ensina a pedir ao Pai: "Não nos leves para dentro da tentação, mas LIVRA-NOS do MALIGNO..."

Não precisamos deste, não somos mais dele; nosso negócio é outro, nosso reino é outro; nossa esfera de atividades é superior; nossa posição é assentados - posição que na Bíblia significa AUTORIDADE, nos lugares celestiais. Estamos guardados no amor de Deus:

"Aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda e o Maligno (PONEROS) não lhe toca".- I Jo. 5:18. Sabemos que existe um instituto ofídico que se chama "Butantã". Sabemos que lá tem cobra. Mas, pessoalmente, vamos lá poucas vezes - se é que vamos. Podemos viver longe da cobra...Quem cuida de cobra é o Instituto Butantã. A nós, interessam outros afazeres...

Paulo se interessou a vida cristã toda desde a sua conversão, em pregar a Cristo; em conhecer a Cristo; em falar acerca do Cristo e da vitória da ressurreição do Senhor!... A linguagem do cristão deve ter um vocabulário dedicado a Deus e não ao inimigo comum da raça humana!.. Falemos do Senhor; falemos da grandeza de Suas obras!... Pai, não nos leves para dentro da tentação...

Pai, livra-nos do Maligno!...

O DIABO TENTA O INFRATOR

As falhas, fraquezas, rebeldias, transgressões, pecados do ser humano abrem espaço para que o caluniador, o difamador, o acusador requeira perante Deus o direito de colocar o homem DENTRO da tentação:

"Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou (EZETESATO = exigiu) para vos peneirar como o trigo. Eu porem roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça". - Lc. 22:31-32.

Na ciranda da tentação a ORAÇÃO, a intercessão, se torna necessária. Há um desempatar, há uma força a mais quando disputamos aquilo que queremos e de que precisamos, entrando também pelo Espírito nas regiões celestiais (EPOURANIOS) onde são decididas as realidades de Deus, onde o Conselho Divino determina as ações e as reações quanto ao Kosmos (mundo) e quanto a vida de seus habitantes. Por isso Deus nos dá o Seu Espírito como auxílio pois:

"Também o Espírito, semelhantemente nos assiste em nossa fraqueza, porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E Aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que Ele intercede pelos santos"...- Rm. 8:36-37.

Expunha eu este ponto doutrinário de que as falhas e os pecados humanos abrem espaço a tentação, quando, então, um aluno perguntou-me: "E quais foram os pecados de Jesus para que Ele fosse tentado?" -"Os nossos pecados" - respondi-lhe. Jesus é o segundo Adão, o último Adão, e como tal representou, assumiu, os nossos pecados, que naquela época seriam ainda futuros, e os pecados de todos!...

Ele, o Senhor, foi tentado e proposto como PROPICIAÇÃO pelos pecados do mundo:"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna..." - Jo. 3:16.

"Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo"...- Jo. 1:29.

"Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos pecados do mundo inteiro".

O termo PROPICIAÇÃO (ILASMOS) é uma palavra traduzida da palavra aramaica oriunda da V.A., kafarah, que significa oferta propícia, sacrifício perfeitamente aceitável, feito a Deus em favor dos homens... - Jesus é essa oferta maior.

Quando uma falta é cometida aqui, ali (regiões celestiais) o acusador se apresenta diante de Deus para requerer direito de ação contra o pecador. Satanás é legalista.

QUANTO MAIS PECADOS, MAIS TENTAÇÃO!...

A maneira de se ausentar é não pecar; é não errar, é viver conforme a vontade de Deus. Há uma posição de equilíbrio que nos isenta da tentação maligna e nos isenta da correção do Senhor.

É essa a posição de SANTIDADE para a qual fomos chamados e que deve se tornar nosso alvo constante como uma meta à alcançar:

"Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis"- I Jo. 2:1. - "Por isso irmãos, procurai com diligência cada vez maior confirmar a vossa vocação e eleição, porquanto procedendo assim jamais tropeçareis em tempo algum, pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo".- II Pd. 1:10-11.

"Segui a paz com todos e a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor".- Hb. 12:4. - "Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste". Mt. 5:48.

"Sujeitai-vos portanto a Deus, mas r e s i s t í ao diabo e ele fugirá de vós...

Chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará"... - Tg. 4:7-10.

Só Jesus.

_________________________

[Continua no texto 11]

O Pr. Th. D. Honoris Teologia, D.D. em Divindade, Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br No Google: serafim isidoro textos