TENTAÇÃO - [ Texto 9 ]
PALAVRAS DE VIDA
Pastor Serafim Isidoro.
TENTAÇÃO – [ Texto 9 ]
O termo grego tentar usado pelas Sagradas Escrituras é sempre o mesmo: PEIRASMÓS / PEIRAZÔ, significando:
1) -TESTE 2 ) - PROVA 3) - TENTAÇÃO 4 ) - EXPERIÊNCIA
Só que agora, esta tentação é como uma PRESSÃO que empurra para a queda, uma insistência maligna que persiste em derrubar, desestabilizar e corromper. A tentação vinda do Diabo é como uma PRENSA. É como um peso que deprime e aniquila. Dentre todas as modalidades de tentação, esta é a pior. A sagacidade que corrompeu os anjos no passado fazendo-os cair com ele, a sagacidade que levou Pedro a negar ao Senhor Jesus, vem dos ardis desse espírito que dia e noite trama e maquina a ruína do ser humano e que, a cada possível oportunidade se lança contra aquilo que Deus mais ama: O HOMEM!...
É a essa tentação que se refere o apóstolo Pedro:
"Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária estivesse acontecendo. Pelo contrário, ALEGRAI-VOS na medida em que sois participantes dos sofrimentos do Cristo, para que também na revelação de Sua glória vos alegreis, exultando." - I Pd. 4:12-13.
"Sede sóbrios e vigilantes. O Diabo, vosso adversário anda em derredor como leão que ruge, buscando alguém para devorar. Resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo”. - “Ora, o Deus de toda graça que em Cristo vos chamou à Sua eterna glória, DEPOIS DE TERDES SOFRIDO POR UM POUCO, Ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar - I Pd. 5:8-10.
Pedro, o apóstolo, por certo conhecia o livro de Jó e quando escreveu que o Diabo anda em derredor (PERIPATEI) estava se referindo ao fato do Diabo andando ao redor DA TERRA:
"Certo dia os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, e veio também Satanás entre eles. Disse o Senhor a Satanás: “De onde vens?” - respondeu Satanás ao Senhor: De RODEAR a terra e passear por ela”. Jó 6:7 (Ed. Contemporânea).
O plano de ação do Diabo é global e de lá, das REGIÕES CELESTIAIS (dos ares) é que ele planeja a destruição que então é executada individualmente nas pessoas pelos seus agentes (demônios, principados e senhorios).
Não sendo onipresente, não poderia pessoal e individualmente tentar os milhões (bilhões) de pessoas que existem no mundo. Quando estivesse ao redor de um não poderia estar ao redor de outro no mesmo momento, ao mesmo tempo. Se estivesse na China, não poderia estar no Japão, no Brasil, etc... Infelizmente, generalizou-se a ideia de uma tentação diabólica individual - (observe-se que não estamos dizendo tentação DEMONÍACA - que seria outra coisa) assim como generalisou-se também a ideia de um Anjo da Guarda individual para cada pessoa...
Tais distorções não têm respaldo das Sagradas Escrituras. A razão dessas distorções doutrinárias pode estar no fato de que a "Tradução Brasileira" da Sociedade Bíblica Britânica (hoje não mais publicada) traduziu assim este texto:
"Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor DE VÓS como leão rugindo, buscando a quem possa devorar." - I Pd. 5:8.
Essa tradução é a única dentre todas as demais que nos leva a entender de forma errônea, que o tal ser (o Diabo) anda em derredor DAS PESSOAS buscando a quem possa devorar.
Nos MMs. do N.T. grego, entretanto, não consta a expressão DE VÓS:
“Nepsaté grêgorêsate ó antídikos himôn diabolôs ôs léôn ôriómenos peripateí zêtôn katapieín”.
E vai assim traduzido pela Ed. Rev. e Corrigida - 1995:
"Sede sóbrios, vigiai, porque o Diabo, vosso adversário, anda em derredor bramando como leão, buscando a quem possa tragar".
Certas interpretações de textos bíblicos se generalizam, se espalham e depois fica difícil para alguém explicá-los de outra maneira que não a já arraigada!...
A recomendação que vem a seguir para que o resistamos firmes na fé não quer dizer um "corpo a corpo" entre nós e ele, mas sim uma resistência em oração nas regiões celestiais (EPOURANIOS) onde estamos espiritualmente "assentados" - posição de autoridade - com Cristo. Nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados (ARCHÊS) e potestades (EXOUSIAS) contra os dominadores (KOSMOKRATORAS) deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (PONERIAS) nas regiões celestiais (EPOURANIOS) - Ef. 6:12.
A Igreja penetra e domina pela oração e intercessão nessas regiões. O crente revestido de toda armadura de Deus, pela oração ali trava a batalha da fé, a luta que não é do corpo, mas do espírito.
A intercessão é defesa poderosa no mundo espiritual e acompanhada de jejum, torna-se arma útil que os anjos não possuem, mas que foi dada somente ao homem, o qual é menor do que eles mas que pela redenção que há no sangue de Jesus e no poder do Espírito do Senhor faz proezas executando nas regiões celestiais o serviço para Deus. (Em nosso livro "Autoridades Espirituais" - (Ed. Archês - 2 ) - abordamos com maiores detalhes essa doutrina que é de profundo significado em sua compreensão para os servos do Senhor.
Assim como o governo - presidente de uma república - governa o povo estando na capital, o Diabo tenta a seres humanos e governa a muitos estando ele nas Regiões Celestiais. A figura de um Diabo no inferno, em meio a chamas e a demônios e criaturas humanas já mortas e perdidas, vem de época remota. Dante Alighieri (1.265 / 1.321 dC.) pintou-a "magistralmente" em sua monumental obra "A Divina Comédia".
Pintores famosos e religiosos do passado fizeram figuras que modificam a posição, o estado e a autoridade desse ser que se faz oculto e sorrateiro através das páginas das Escrituras do Velho e do Novo Testamento.
Não foi do agrado de Deus revelar muito acerca desse assunto. O pouco que sabemos é por interpretação de linguagem simbólica e profética. Somente nos Evangelhos e no Apocalipse é que a atuação daquele ser se torna mais clara e pessoal. A história das vidas dos patriarcas se nos apresenta isenta até da menção do nome de tal ser. Mas, na vida diária, nada é mais claro do que: "O mundo (KOSMOS) jaz no Maligno"...
O presente século (AIONA) tem um deus, tem um príncipe que escraviza, que domina e que tenta empurrando o ser humano para a queda. É o espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
A tentação vinda do Diabo rouba, mata e destrói.
ESSE É O TIPO DE TENTAÇÃO QUE DEUS NÃO FAZ!
Deus não é tentado pelo mal e Ele (neste sentido) a ninguém tenta.
O Maligno (PONEROS) é personagem atuante em todas as esferas da vida deste mundo. A corrupção na sociedade, na moral, nos costumes, na política, nos governos, nas escolas, nas artes, nos lazeres, nas diversões, na mídia, na imprensa, nas religiões, na justiça humana, nos esportes, na ciência, etc... é apenas um retrato dessa verdade que João, o apóstolo, já há tantos anos declarou na frase que acima destacamos e que aqui repetimos:
"O mundo jaz no maligno!..."
O mal tem uma personificação tornando-se nele o MAU - O Maligno (PONEROS). É ele o avassalador sem compaixão, sem medida, sem trégua na sua missão destruidora.
Jesus, o Senhor, ensinou a Seus discípulos (e a nós) uma oração padrão que determinará a segunda declaração neste nosso tópico aqui focalizado:
Deus pode livrar-nos da tentação e na tentação.
Só Jesus.
________________________
[ Continua no Texto 10 ]