O BODE EXPIATÓRIO

Com a crise fiscal do Brasil se estendendo no tempo e se agravando, são comuns na TV fechada programas em que economistas se reúnem para discuti-la. Deles, 95% apontam o dedo para um único bode expiatório. A Previdência Social.

Todos são unânimes em concordar com o rombo criado, e que as regras “tempo idade” precisam ser mudadas. Até concordo que o brasileiro está vivendo mais e se aposentando muito cedo. Discordo da afirmação comparativa de que a proporção “trabalhadores x aposentados” está causando o rombo. Uma explicação para tolos.

É claro que o rombo da Previdência Social foi criado por outros motivos. Mesmo que a corrupção não tenha chegado lá o que é difícil de acreditar, podemos fazer um exercício de suposições. É fato que quebrou. Quero saber por que quebrou. Isto os economistas não respondem.

A lei diz que o teto máximo para as aposentadorias é de dez salários-mínimos. Na classe política e judiciária para citar apenas duas, se alguém encontrar aposentados recebendo dez salários, poderá dizer que achou uma agulha num palheiro. Sempre uso a analogia da pirâmide No seu topo e na base as leis são diferentes.

O ponto de partida são os municípios brasileiros. Dos cinco mil e tantos deles, muitos nem conseguem pagar os salários aos funcionários. Imaginem se repassam o que é devido à previdência. Duvido!

A prova é que muitos regimes de previdência própria criadas nesses municípios faliram tempos depois. Ficou algum funcionário sem receber sua aposentadoria? Logicamente que não. Se antes já era assim, agora com a quebradeira geral...

Dos municípios passamos para os estados aonde a situação é idêntica. Quantos estados estão em dia com seus repasses para a previdência? O que é mais lucrativo para um governador? Gastar com política ou quitar a previdência?

E as grandes empreiteiras, que recebem milhões fazendo obras para o país, além de outros milhões de corrupção. Quantas empreiteiras têm dívidas com a previdência. Não queiram me enganar que só as negativadas ganham licitações. Não no Brasil!

Por fim restou o Governo Federal. Ele paga a previdência? Quando alguém admite estar quebrado qual é a primeira coisa que deixa de pagar? Bingo! As contribuições.

Antes de discutir o rombo e apontar soluções, seria preciso saber quanto do rombo é a falta de repasses das esferas de governo. Acreditem, seria um novo escândalo.

Mas, para que falar sobre isso. É mais fácil culpar a expectativa de vida dos brasileiros.