VISÃO DE MUNDO
Professor: em ti e por ti a educação e a instrução, continuará de geração em geração, graças ao vosso compromisso e comprometimento social, pois, se a educação não resolve todos os males da sociedade, sem ela muito menos.
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
A Lei de Talião que disciplina "olho por olho e dente por dente", jamais poderá ser compreensiva com a lei do amor, objeto do Salmo 91, porque se o indivíduo é trambiqueiro¹, ladrão, assaltante, assassino, corrupto, etc., ele jamais poderá fazer tudo isso confiando que Deus² é uma caixa mágica para deixar esse tipo de gente em paz, sem nenhum tipo de punição. Perdoar a todos os tipos de pecados e crimes, Deus perdoa a todos os indivíduos, porém, segue o seu juízo na lei suprema e na lei dos homens.
Amar a Deus por amor é melhor do amá-lo por mero oportunismo e ou porque tem medo do inferno.
O ser humano é desumano demais para querer o bem comum de seus semelhantes em sua totalidade.
É bom observar cada ser humano durante o momento em que conversa, para compreender o que ele fala e o que realmente faz quando tem interesse pessoal contrariado.
Entre santo e satanás cada ser que se diz humano tem um pouco diante de seus interesses ocultos para resolver seus conflitos negativos.
Sabemos que Deus não é uma caixa mágica para resolver todos os distúrbios pessoais do ser humano.
Agente nunca conhece a condição humana diante da individualidade de cada ser.
O falar e o agir do ser humano, são fases distintas e revelam quem realmente são as pessoas.
Aprendemos nos bancos acadêmicos jurídicos de que erro de fato acontece quando o agente tem uma falsa percepção sobre os fatos; e por erro de direito, quanto o agente comete o erro por não conhecer a lei.
Falar a verdade é uma ilação diante da pseuda prática pessoal, espiritual e profissional do indivíduo ignorante de si mesmo.
A verdade é irmã da ignorância em todos os sentidos da condição humana, tem gente querendo fazer de Deus um jagunço frustrado para tomar suas dores diante de seus fracassos materiais, pessoais, profissionais, políticos, filosóficos, sociológicos, educacionais, financeiros, econômicos, administrativos, teológicos, emocionais, amorosos, etc., como se a Natureza suprema fosse uma espécie de pistoleiro a serviço do ego desestruturado dessa mesma gente.
Um filho é o maior prêmio concedido por Deus aos pais, porém, tem pais de deixam que a sociedade corrupta e injusta, constituída por "amigos" oportunistas, o eduque, onde o resultado é conhecido através do aumento de leitos hospitalares, clientes de prisões e sepulturas rasas nos cemitérios de grandes e pequenos lugarejos em qualquer parte do mundo.
A missão dos pais não é esperar que os outros resolvam os problemas pessoais e individuais de seus filhos, tendo em vista que para isso ficou a família.
A vaidade é irmã univitelina da parte mais fraca do ser humano: o juízo ou mente.
[...] Se você não encontrar Deus no seu interior, jamais o encontrará em canto algum.
[...] Nunca procure Deus nas denominações ou nos indivíduos, procure-o primeiro dentro de si mesmo.
Quem vota em comerciante do voto popular para qualquer cargo eletivo já sabe o preço alto que vai pagar por isso...
O cristão sem oração é um soldado desarmado e vencido.
Ideologicamente o povo vive enganado, tem votado em chapa constituída por cobra de duas cabeças, ambas corruptas, sem compromisso algum com as políticas públicas, a começar pelo perfil dos personagens que o auxilia, verdadeiro conto de malandragem e sacanagem, onde o criador (o povo) fica encurralado, desmoralizado e roubado por sua criatura (o eleito de plantão no cargo).
A única ideologia³ que conheço e tem futuro garantido é a educação, as demais são discursos utópicos e oportunistas da "situação" e da "oposição", para se manter no poder do quero, do posso e do mando...
...............................
¹ Indivíduo que aplica ou dá trambique(s); golpista, vigarista.
² Deus é desde suas origens a divindade central nas religiões abraâmicas, preponderantes na cultura ocidental e na lusófona, da qual derivam-se, entre outras, três das mais influentes religiões da atualidade, explicitamente o cristianismo, o judaísmo e o islã.
³ Ciência proposta pelo filósofo francês Destutt de Tracy 1754-1836, que atribui a origem das ideias humanas às percepções sensoriais do mundo externo.