A Ferramenta SWOT no Processo de Autoavaliação

Você já ouviu falar sobre a ferramenta SWOT( Stength, Weakness, Opportunities and Threats) ou em português Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaça? Essa ferramenta é muito usado no processo de avaliação e planejamento estratégicos de empresas e organizações. O nome pode parecer ser algo complicado, porém e uma ferramenta avaliativa e seu uso é bem simples e eficaz.

Quando falamos sobre negócios, a ferramenta SWOT é utilizada para se ter acesso aos pontos positivos e negativos de uma empresa, assim como encontrar novos caminhos para se aprimorar e expandir como também as possíveis limitações e ameaças que esse processo de crescimento poderá enfrentar adiante.

Mas, hoje eu gostaria de convida você que está lendo esse texto a aplicar a ferramenta SWOT em você. O final do ano está aproximando e como sabemos esse é um período onde todos nós refletimos sobre nosso trabalho, nossa vida pessoal, fazemos planos, criamos metas para os próximos doze meses. Que tal utilizamos essa ferramenta e antes de fazermos nosso planejamento para o ano novo ou até mesmo de fazermos nosso balancete final do ano de 2015?

O primeiro passo para iniciarmos essa autoavaliação é conhecermos quais são nossos pontos fortes. Eu particularmente, acho essa pergunta bem difícil de ser respondida. No entanto, quando sabemos em que somos bons, quais são nossos talentos, nossos pontos positivos podemos identificar mais facilmente aquilo que podemos ou precisamos aprimorar.

O segundo passo é refletirmos e identificarmos quais são nossas fraquezas, porem não pense nisso negativamente. Pense em coisas que você poderá desenvolver ou praticar mais para tornar esses pontos fracos em futuros pontos fortes.

O terceiro passo é buscar por oportunidades. Agora que você já sabe quais são suas forças e suas fraquezas, você também sabe que precisará trabalhar para melhorar o seu desempenho, assim um leque de novos conhecimentos se abre à sua frente e você identificará novas oportunidades. Por exemplo, se você esta aplicando essa ferramenta na sua vida profissional e você identificou que uma das suas fraquezas é não falar um segundo idioma. Você poderá identificar como oportunidade a possibilidade de se inscrever em um curso de idioma ou fazer um intercâmbio.

O quarto e último passo é prever as possíveis ameaças ou dificuldades que você terá durante o seu processo de aprimoramento. Esse passo me remete muito ao jogo de xadrez. Pois, no jogo de xadrez, o jogador tem que ser um bom estrategista e além de fazer cada jogada com precisão ainda tem que antever as possíveis jogadas de seu adversário. Assim, essa última etapa da ferramenta SWOT, nos convida a olhar cada oportunidade de ângulos diferentes. De estar sempre um passo a frente.

No final desse processo avaliativo, você estar ç mais preparado para enfrentar obstáculos que aparecem em seu cotidiano. Você estará mais disposto a criar novas estratégias, formular novas rotas, repensar conceito e etc. Quando conhecemos nos pontos fortes e nos pontos a melhorar o processo de desenvolvimento seja ele pessoal, profissional ou emocional ficará bem mais dinâmico. Sempre que possível refaça essa avaliação e verá que novas forças lhe foram acrescentadas, que novas oportunidades surgiram e que as ameaças identificadas anteriormente foram combatidas com sucesso.

NAIARA AIRON
Enviado por NAIARA AIRON em 06/11/2015
Código do texto: T5439498
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.