João Guimarães Rosa. Um médico literato.
Existem pessoas que nem sempre são conhecidas pela profissão exercida e sim pela atividade paralela, para a qual se dedicam de corpo e alma.
Assim é o caso que se refere ao Dr. João Guimarães Rosa, um dos mais apurados romancistas brasileiros, nascido em 27 de junho de 1908 na cidade mineira de Cordisburgo, onde cursou o período inicial dos estudos.
Belo Horizonte, no entanto, foi a metrópole na qual se formou em medicina. Atuando como médico cavaleiro, pelo interior de Minas, aprendeu as peculiaridades e falas do sertão. Durante a revolução de 1932, foi médico voluntário da Força Pública Mineira, tendo alcançado a patente de capitão.
Pelas inovações operadas na linguagem literária, Guimarães Rosa impôs-se como um verdadeiro marco na evolução de nossa literatura. Na elaboração de seu estilo, ele utilizou-se de vários processos, como; exploração dos aspectos sonoros, criação de palavras, aproveitamento do linguajar regionalista pleno de arcaísmos, adaptação de termos e expressões extraídos de várias línguas modernas, além de recorrer ao grego e ao latim. Embora sua obra esteja presa praticamente ao sertão brasileiro, Guimarães Rosa conseguiu superar aquilo que é meramente regional para atingir o universal, através da aguda percepção dos problemas vitais que existem no interior do homem de qualquer região. Por esse motivo, seu trabalho aborda temas envolvendo indagações sobre o destino, a respeito do significado da vida e morte, sobre a existência ou não de DEUS. Extraindo do regional matéria para a elaboração de uma obra questionando o próprio sentido da vida, Guimarães Rosa revitalizou a literatura regionalista brasileira. Uma de suas importantes criações literárias é, sem dúvida alguma, “Grande Sertão; veredas.”
Esta pequena exposição de fatos relacionados ao grande escritor João Guimarães Rosa, é motivada pela minha intenção de homenagear-lhe, em razão do nonagésimo nono aniversário de nascimento, uma vez que sou um de seus admiradores.
Fonte: Nova Enciclopédia de Biografias, da Planalto Editorial Ltda.