REFLEXÕES SOBRE A COSIP
Não se trata de ser contra ou a favor do aumento da COSIP (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública). Cabe, no entanto, algumas reflexões sobre o momento e a maneira que a cidade de Rio Negrinho aumentou a sua.
A primeira reflexão é de que a decisão foi política e não financeira. Querem uma prova? Até consigo imaginar a maioria dos vereadores do PMDB bradando contra a COSIP, se o prefeito fosse de outra sigla partidária.
Neste caso, certamente um dos argumentos usados seria estarem ao lado do povo. Diriam que a crise de Rio Negrinho é ainda pior do que a do Brasil como um todo. E que aqui as enchentes estão nos visitando todas as semanas.
Outra reflexão foi o momento. Antes da presidente Dilma, o prefeito Alcides ganhou de presente a sua CPMF. Todos se perguntam: Para onde ela foi? E por tabela, o Papai Noel fazendo o Natal de muita gente mais gordo do que o esperado.
Com o aumento decidido os vereadores precisavam tirar o “deles da reta”. Afinal, 2016 será ano de mendigar votos. Então o circo teve de passar por todos os atos.
O primeiro deles foi usar uma das muitas idiotices criadas pelo Partido dos Trabalhadores. E convocou-se uma famosa “Audiência Pública” num dia útil. Pelos argumentos usados depois, parece que a “maioria” dos habitantes de Rio Negrinho, esteve presente apoiando o aumento da COSIP. Todos politizados.
Foi lamentável a atitude dos empresários no picadeiro. Não autorizei os empresários decidirem por mim. Tenho certeza que nenhum outro cidadão autorizou ou autorizaria. Eles pagarão o aumento da nossa COSIP também? Deveriam cuidar do que é seu.
É fato. O valor da COSIP foi elevado contra a vontade do povo. De consolo quando o circo foi desarmado cada cidadão recebeu o seu nariz de palhaço. Com um pouco de sorte, talvez, a prefeitura acabe nos contratando por um bom preço. Também, é possível que muitos narizes juntos iluminassem a chaminé de graça e mais bonita.
Se as audiências públicas não fossem coisas de ignorantes, proporia a convocação de uma para avaliar o custo-benefício dos nossos vereadores. As festas com churrasco...
E fica uma sugestão para a próxima vez em que se desejar saber a opinião da maioria da população. Nossos vereadores não passam seis meses de casa em casa correndo atrás de votos para se eleger?
Bastaria voltarem agora e perguntar: Você é contra ou a favor de aumentar a COSIP? Mesmo não gostando do que ouviriam, estariam fazendo algo de útil. Todos eles!