PUBLICAR UM LIVRO: A ESCOLHA DA EDITORA

Escolher a editora certa é uma das grandes dúvidas que tomam o escritor quando da finalização de sua obra. Tal fato se dá por diversos motivos e tem sua justificativa, pois é essencial saber exatamente o que se pretende para que nada fuja do planejado e se consiga atingir os objetivos estabelecidos.

A editora “ideal” para o seu livro pode ser escolhida de diversas formas e a partir de vários critério. Seu foco será num tipo de público? Pretende ter o controle das vendas? Quer atingir determinado nicho? Tudo isso pode ser determinante e influir consideravelmente na repercussão de sua obra e no retorno financeiro que você terá.

Às vezes, insistir em determinado tipo de editora pode ou implicar em vários “nãos” e atingir demasiadamente a sua autoestima, ou fazer com que você perca tempo, dinheiro e leitores, ocasionando um verdadeiro desastre com uma obra que poderia ter um destino melhor.

Basicamente existem 4 formas diferentes de se buscar uma editora. Abaixo apresentaremos um breve resumo de cada:

1 – Editoras comerciais: são aquelas que irão avaliar sua obra com fins lucrativos e, dependendo da avaliação, poderão publicá-la ou não. Essas editoras assumem os custos da publicação e também distribuem as obras. Elas lucram com a venda e repassam valores aos autores, sob forma de “direitos autorais”. Mas só publicarão, repetimos, o que considerarem rentável e coerente com suas áreas de atuação.

2 – Editoras sob demanda: são aquelas que não assumem custos nem distribuem as obras. A publicação é custeada pelo autor, que recebe os exemplares e se encarrega da venda. A editora lucra com aquilo que cobra pela capa, impressão, diagramação, revisão (às vezes o autor prefere pagar “por fora”, pois as editoras cobram caro, por precisar pagar um revisor e “tirar seu lucro”), entre outros serviços. O autor publica o que desejar, pois como a editora já lucra com a impressão, não se preocupa se os livros são rentáveis.

3 – Editoras universitárias: sim, elas existem (e aos montes). Porém, para publicar por uma delas, sem custos ou com custos reduzidos, é preciso atender a alguns critérios, dependendo da instituição. As obras passam por avaliação, de modo que você precisará saber exatamente o perfil que se deseja publicar ali para poder ter sua obra aceita.

4 – Concursos literários: outra forma, porém pouco explorada. As obras são avaliadas, porém não por critérios comerciais, mas estéticos. Prefeituras, órgãos estaduais e federais costumam realizar vários concursos, dando prêmios e custeando publicações. Entretanto, para vencer num concurso de média ou grande proporção é necessário ter um texto bem revisado e bem produzido, adequado ao viés do concurso e com qualidade literária. O auxílio de profissionais pode ser decisivo.

Logo, opções existem aos montes, basta saber aproveitá-las e saber exatamente qual a ideal para você.

__________________

Para saber mais envie-nos um e-mail. Fazemos orçamento sem compromisso:

Barbosa.revisaoeconsultoria@gmail.com

Visite nosso blog, para manter-se informado:

barbosarevisaoeconsultoria.blogspot.com.br

W Barbosa
Enviado por W Barbosa em 10/10/2015
Código do texto: T5410400
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.