MORDE E SOPRA

AÇÕES SOCIAIS DA COMPANHIA VALE DO RIO DOCE

A presença de mineradoras em locais onde há o envolvimento de núcleos sociais, a exemplo de indústrias sempre vem seguida de impactos ambientais negativos e considerando que uma empresa do porte da Companhia Vale do Rio Doce tem áreas de atuação em todo o mundo e grande parte do Brasil, ela realiza ações cujo objetivo é minimizar tais impactos e em alguns casos realiza projetos sociais conforme seu relatório de 2009:

“Atuar preventivamente, visando evitar falhas de processo, poluição ambiental, acidentes de trabalho, riscos ocupacionais à saúde, e minimizar impactos sociais e ambientais negativos. Aplicar em todos os projetos de investimento e operações da empresa uma análise prévia de gestão de riscos, impactos e oportunidades nos aspectos ambiental, social e econômico. Investir e utilizar tecnologias que permitam – a custo compatível – maximizar a eco eficiência, a segurança e a sustentabilidade dos processos produtivos, produtos comercializados e modais de transporte (VALE, 2009a, p. 1, [...]).”

Das ações sociais que acontecem em todo país onde ela explora o minério de ferro, ela atende a cidade de Itabira com a responsabilidade de sessenta por cento da renda da cidade que na contra-mão de querer a saída da mineradora lamenta que ela um dia terá esgotadas suas reservas minerais.

Em outra parte do pais a empresa ainda tem através da Fundação Vale do Rio Doce os projetos Educação nos trilhos que transforma vagões e estações em escolas no Maranhão com substancial ajuda às comunidades locais nas áreas de educação, saúde e cultura. Projeto esse que se divide em três subprojetos Estação Conhecimento; Teletrem; com ações em São Luiz, Santa Inês e Açailândia.

Há ainda o projeto “Escola que Vale” com vigência no Pará, Minas Gerais e Maranhão, desta vez com atendimento direto em programas de alfabetização que servem a municípios de várias regiões do pais. Visto que poucas administrações públicas realizariam tais ações, que não aconteceriam sem a presença da mineradora, as medidas sociais buscam tornar a empresa mais aceitável e fazer um contraponto aos impactos negativos que mostram uma realidade mais visível.

Pacomolina
Enviado por Pacomolina em 16/09/2015
Código do texto: T5384749
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.