O TRABALHO DE REVISOR É COISA SÉRIA
Enquanto revisora, vivenciei algumas situações desconfortáveis e, suponho, por pura falta de conhecimento de alguns do que seja, de fato, o trabalho do revisor. Há quem pense, equivocadamente, que se trata de um trabalho simples, fácil, porque se crê no revisor como um “sabe tudo de português”. E não é bem assim. Somos, na verdade, estudiosos, investigadores, curiosos e críticos, preocupados com o destinatário do texto.
Exercemos o papel de contribuir para que o texto seja claro e cumpra seu objetivo de comunicar. E para garantir um trabalho profissional estudamos, nos atualizamos e recorremos a algumas ferramentas indispensáveis para quem atua nessa área (dicionários, gramáticas, Plantão Gramatical).
Já recebi pedidos para “dar uma olhadinha” em algum texto. Eu sei que não é intencional, mas isso é péssimo para um revisor, desfaz toda uma construção profissional. Não existe esse trabalho de “dar uma olhadinha”, o que existe é a falta de conhecimento de alguns da contribuição do revisor para tornar um texto claro e de fácil compreensão.
Deixei de ganhar clientes por conta do valor cobrado pelo serviço. Por desconhecimento, acredito, as pessoas não reconhecem o trabalho de revisão como um trabalho profissional. Não sabem que a revisão compreende, além da correção gramatical, a análise do texto como um todo, o que implica observação não só à gramática, mas à ortografia e à composição.
A composição, em especial, exige habilidade do revisor em discutir com o cliente sobre seu texto e sugerir adequações. Essa comunicação é necessária para o esclarecimento de dúvidas, pois o revisor não pode modificar as características do texto ou interferir no estilo do autor, que deve ter sua maneira de se expressar respeitada.
Além desse tempo para o contato com o autor, é importante que haja tempo suficiente para uma leitura cuidadosa, chamada por alguns de “leitura angustiada”, já que o papel do revisor é garantir a correção ortográfica e a coerência do texto, tornando-o claro, objetivo e, principalmente, compreensível, para que o destinatário não sofra ao lê-lo. Assim, dizer “é rápido, há poucos erros” não diminui o tempo de leitura, já que todo o documento deve ser lido cuidadosamente para se identificar onde estão os erros.
Fazer revisão de textos é algo que me faz muito feliz, principalmente pela oportunidade de aprendizado da língua, nesse um universo maravilhoso de textos e autores, do qual não pretendo sair, mas ir cada vez mais fundo.