PARA AS MULHERES QUE, EVENTUALMENTE, SE ACHAM TENSAS
Prólogo
Em termos gerais, qual a explicação para essa mudança de humor ou surgimento de tensão nas mulheres?
A principal causa está associada à produção de serotonina, uma substância produzida pelas células nervosas e que, na mulher, oscila de acordo com o período do ciclo menstrual. A serotonina atua sobre o humor das pessoas. Quando seu nível no organismo está alto, ficamos alegres, felizes, bem-humorados. Quando ele cai, ficamos mal-humorados e queremos comer doces para compensar.
Sabe-se que no período pré-menstrual há uma queda nos níveis da serotonina. Sabe-se também que, diferentemente dos hormônios do homem, os hormônios femininos interferem com a produção da serotonina. Isso explicaria os sintomas psíquicos, enquanto os físicos resultam principalmente da própria alteração hormonal.
TIPOS DE TPM
Nem todas as mulheres sentem os mesmos sintomas durante a TPM. São tantas sensações que a medicina separou a tensão pré-menstrual em cinco tipos diferentes, que podem acontecer separadamente ou ao mesmo tempo nas mulheres. Conheça todos eles:
1 – TPM A
A TPM tipo A está relacionada com a ansiedade. A queda do hormônio estrogênio, que ajuda a baixar o estresse, e maior liberação de adrenalina e cortisol, dupla que contribui para o estresse. Os principais sintomas são: Ansiedade, tensão, dificuldade para dormir, irritabilidade, alterações de humor. Em alguns casos a mulher também pode se sentir mais desatenta e atrapalhada, derrubando coisas, batendo em objetos.
2 – TPM C
A TPM tipo C está relacionada principalmente a compulsão alimentar. Ela recebe a classificação C porque vem do inglês “craving”, que significa ânsia (desejo). Se durante a menstruação ou antes dela você prefere os restaurantes mais gordurosos ou ataca o chocolate que está no armário, esse é o seu tipo de TPM.
Os sintomas que se encaixam na TPM C são: Compulsão por doces ou salgados, vontade de comer guloseimas ou comidas diferentes, dores de cabeça.
Essa TPM está relacionada com os mecanismos de recompensa que temos no cérebro. Quando você come um alimento rico em açúcar ou gordura, algumas áreas no seu cérebro são ativadas, dando a sensação de prazer. Como durante a TPM os hormônios estão alterados, esse mecanismo pode gerar uma reação exagerada, causando uma sensação de prazer ainda maior.
3 – TPM D
A tensão pré-menstrual do tipo D está relacionada com os sintomas depressivos. Os principais sinais dessa TPM são: Raiva sem razão, sentimentos perturbadores, pouca concentração, lapsos de memória, baixa autoestima, sentimentos violentos. Essas sensações são causadas geralmente pela redução de serotonina e à resposta exagerada que o corpo pode dar diante às oscilações hormonais normais do período.
4 – TPM H
A TPM tipo H tem esse nome porque está relacionada à palavra "hidratação". A TPM H está relacionada principalmente com a retenção de líquidos e suas consequências. Pessoas que tem a TPM do tipo H sentem: Ganho de peso (por conta da retenção de líquido), inchaço abdominal, sensibilidade e inchaço em mamas, inchaço nas extremidades do corpo, como mãos e pés.
5 – TPM O
Existem outros sintomas menos comuns que também podem estar relacionados à TPM. Esses sintomas foram agrupados e classificados como TPM tipo O – referente a “outros” sintomas. Entre eles estão: Alteração nos hábitos intestinais, aumento da frequência urinar, fogachos ou sudorese fria, dores generalizadas, incluindo cólicas, náuseas, acne, reações alérgicas, infecções do trato respiratório
MINHA FORMA POÉTICA DE SUAVIZAR A TENSÃO FEMININA
Você está tensa? Ora, ora, ora... É na tensão dessa suavidade feminil, na agressividade desse rosto angelical, nas sobrancelhas bem-feitas, na doçura do olhar jamais amaro e na fortaleza dessa aparente fraqueza que o homem busca a paz e o prazer recônditos no interior e formosura da mulher celestial.
Sussurre palavras suaves, doces, e terá lábios voluptuosos, atraentes; procure ver o lado bom existente nas pessoas e terá belos olhos; para ter boa postura, caminhe com a certeza de que nunca andará sozinha se souber valorizar sua família e pessoas com pensamentos e atitudes afins. Não esqueça jamais: Existem princípios sociais que só servem para mesquinhar uma mulher.
Persiga o equilíbrio sem permitir que o quase amor e tensão se transformem em um relicário de anseios e frustrações. Busque a conquista do amor próprio. Valorize e eternize sua autoestima. Tente ser o tudo pela certeza de seu potencial e despreze a dúvida que oblitera o progresso!
CONCLUSÃO
É claro que não são todas as mulheres que sofrem de tensão pré-menstrual. Algumas são mais sensíveis; em outras, a TPM se manifesta apenas em determinada época da vida.
Para muitas mulheres, a TPM pode atrapalhar as tarefas diárias, sejam profissionais ou pessoais. Para amenizar os sintomas da TPM, o Dr. Sergio dos Passos Ramos CRM 17.178 – SP – sugere as seguintes dicas:
• Realize atividades que proporcionem bem-estar, como passear no parque;
• Faça uma atividade física. Pode ser uma caminhada ao ar livre, andar de bicicleta, nadar ou jogar tênis. Isso ajuda a reduzir a tensão e a melhorar a autoestima;
• Evite agendar compromissos importantes para os dias que antecedem a sua menstruação;
• Procure cuidar de seu corpo, mesmo que você não vá sair de casa. Isso também ajuda a elevar a sua autoestima;
• Afaste os pensamentos negativos, seja otimista e mentalize coisas boas;
• Procure fazer uma alimentação balanceada com verduras, frutas e legumes;
• Diminua o sal. Ele ajuda a desencadear os inchaços, pois contribui na retenção de líquidos;
• Redobre os cuidados com a pele. O aumento de oleosidade da pele e surgimento de acnes está relacionado com esse período. Por isso, a boa alimentação é fundamental;
• Evite o consumo excessivo de carboidratos e açúcares, como doces, chocolates e amendoim.
RESUMO DE MINHA CONCLUSÃO
Vocês mulheres: Nunca troquem o que mais querem na vida por aquilo que mais querem no momento. Não esqueçam jamais: Momentos passam, a vida continua. Vocês (avó, mãe, noiva, namorada, noiva, esposa, amante, companheira etc.) foram, são, continuarão sendo, ainda, por muitas e muitas madrugadas, sem-fim, o mais doce alimento de minha insônia, inspiração para os meus escritos.
Em verdade, quando você, mulher amada, se sentir tensa, seja por qual motivo for, procure carrear seus melhores pensamentos para transmitir ao seu companheiro na forma que se segue:
"Alivia minha tensão! Apague o incêndio que em meu interior cresce até o subir incontrolável de um grito ardente. Desejo embebedar-me na doçura do teu sumo e anseio que se alastre no recôncavo de meu ventre o morno néctar da vida. Quero tua língua, chama e pétala em minha boca, igual à orquídea rósea, fulva, selvagem e pura. No interior de meu corpo tenso, ansioso e febril, quero que te enraízes soberano".
_______________________
NOTAS REFERENCIADAS
1 – Dr. Linus P. Fascina, Superintendente Médico Hospitalar do Sepaco – CRM 60.529 SP;
2 – Dr. Sergio dos Passos Ramos CRM 17.178 – SP;
3 – Entrevista feita pelo Dr. Drauzio Varella com a Dra. Mara Diegoli que é médica, trabalha no Departamento de Ginecologia do Hospital das Clínicas e é coordenadora do Centro de Apoio à Mulher com Tensão Pré-Menstrual do Hospital das Clínicas da Universidade São Paulo;
4 – Devaneios poéticos do autor que devem ser considerados circunstanciais e imparciais.