UMA VIDA, UM SENTIDO
UMA VIDA, UM SENTIDO.
Toda vida aqui da Terra tem um sentido, um elo de viver. Principalmente nós seres humanos, criaturas racionais criadas por Deus para darmos seqüência ao sentido da vida. Cada um de nós tem sim, um sentido todo especial para viver. Somos muito especiais para cada pessoa que está ao nosso lado, que convive com a gente no dia a dia, principalmente para nossos familiares e amigos. Porém, somos mais especiais ainda para Deus. Porque Ele quer assim e precisamos ser desse jeito. Mesmo que muitas vezes não damos conta da nossa importância, mas fazemos parte daquele elo que não tem fim.
A nossa vida se estende não só em nosso meio restrito, mas também nos meios mais distantes que possamos imaginar. Pois queiramos ou não, nossas atividades, atitudes e decisões refletem em lugares e pessoas que talvez nunca vamos ver ou conhecer. O caminho que tomamos quando escolhemos para dar continuidade aos nossos passos, é pura autonomia de nossa vontade. Deus não interfere, e jamais o fará, naquilo que escolhemos ou decidimos para as nossas vidas. Os caminhos são muitos: tortuosos ou virtuosos, certos ou errados. Mas estão à nossa frente para escolhermos. Se naquele momento é o certo ou não, só saberemos talvez mais adiante, depois de pouco ou muito tempo.
Já disse que Deus não interfere em nossas escolhas, porque temos vontade própria que Ele mesmo nos deu. Porém se quisermos, Ele nos mostra qual o melhor caminho a seguir, que sentido mais fácil de encontrarmos o que é melhor para nós. Mas para descobrirmos as suas orientações, precisamos estar em comunhão com Ele e com o Seu Filho Jesus Cristo. Conversarmos e escutarmos o que tem a nos falar. Precisamos de muito tempo para isso? Não. Nas vinte e quatro horas do dia, em qualquer momento, qualquer lugar, no trabalho, na rua, em casa, no clube, etc. podemos falar com Deus, pedir orientação e discernimento para darmos os passos necessários em nossas vidas. Basta um minuto somente para entrarmos em comunhão com Ele.
Quando nossos pais nos orientam durante o nosso crescer e mesmo depois, quando procuram nos mostrar o caminho reto a seguir, não baixamos a cabeça para escutar? Pelo menos é o que todo ser humano deveria fazer, principalmente nós cristãos. Pois então, Deus é como um Pai amoroso e misericordioso a nos ensinar o que fazer corretamente. Basta para isso escutarmos o que Ele tem a dizer.
Ele simplesmente não nos criou e colocou-nos no mundo e nos abandonou. Nós sim, é que o abandonamos na maioria das vezes. Sejamos como São Francisco que teve como vontade de continuar a viver, após a sua conversão, dizendo sempre em suas orações: “Senhor, fazei de mim um instrumento de Vossa Paz!”.
Então irmão, sua vida tem sentido e sempre terá. Basta encontrá-la no lugar certo com Jesus Cristo ao nosso lado e Sua Mãe, a Virgem Maria Santíssima, a nos guiar.
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
Ailton José Ferreira
Membro da Academia de Letras de Pará de Minas – Cadeira nº 07
Policial civil aposentado, Bel. Direito, Pedagogo, Escritor e Educador.
ailtonferreira_assepam@yahoo.com.br
inspetorailton@gmail.com