ATOS DOS APÓSTOLOS
PALAVRAS DE VIDA
Pastor Serafim Isidoro.
ATOS DOS APÓSTOLOS
“ATIVIDADES DOS ENVIADOS”
Alguns termos bíblicos deixaram de ser traduzidos do grego KOINÊ para o Português por omissão dos tradutores que em todos estes séculos desde a Reforma Protestante e nas várias línguas se eximiram em transferir significados legíveis aos leitores.
Este o caso do termo Apóstolos que significa “enviado” no substantivo grego e usado também como adjetivo indicando um ofício ou cargo dado a uma pessoa. Apostoloi é o plural de apóstolos e o termo se refere tanto ao gênero masculino como ao feminino. Não existe apostolas.
O termo apóstolo quanto ao livro neo-testamentário foi usado pela primeira vez no segundo século e denota as atividades principais de Pedro o enviado à circuncisão e de Paulo o enviado aos gentios, sendo que Pedro não mais é citado a partir do capítulo quinze e versículos sete a onze.
O primeiro tratado ou livro escrito por Lucas que era médico e um dos melhores escritores do grego koinê da Nova Aliança foi o Evangelho que leva o seu nome no título. Ambos, Evangelho e Atos, são históricos e constituem a história da Igreja.
São citadas as cidades Jerusalém, capital religiosa e Roma, capital política daquela época. O livro Atos é finalizado quando Paulo era ainda mantido na sua primeira prisão naquela cidade em uma época em que o Imperador romano era Nero, o que mandou matar a própria mãe e incendiar Roma para culpar os cristãos.
É destaque no livro Atos a introdução do evangelho entre os gentios, povos não judeus, primeiramente por Pedro – At. 10 e depois por Paulo – At. 11.19-26. A escrita do médico Lucas é um trabalho de acurada pesquisa sobre os fatos relatados e uma participação pessoal nos acontecimentos: At. 16.10-17; 20.5; 21.18; 27.1 onde ele usa o pronome pessoal na primeira pessoa do plural: “nós”.
Lucas permaneceu com Paulo em Roma até o final da vida daquele enviado: II Tm. 4.11. A grande perseguição feita por NERO teve o seu início em 64 dC. - três ou quatro anos depois da chegada de Paulo a Roma, e cerca de dois anos depois de seu primeiro julgamento e absolvição. Durante esses dois anos é provável que o apóstolo iniciasse uma última e extensa viagem missionária à Espanha [sendo novamente preso e decapitado em Roma por volta do ano 68 dC].
Só Jesus.
_______________________________________
O Pr. Honoris Teologia, D.D. oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br