VÔO CRÍTICO
Se Jesus Cristo tivesse recebido propina do Império Romano para ficar calado, o projeto de salvação da humanidade ainda não teria acontecido. É esse o exemplo que deve ser seguido pelo verdadeiro cristão.
Francisco de Paula Melo Aguiar
Somos totalmente contra a educação das crianças, dos adolescentes, dos adultos, etc, através da democracia de conveniência grupal, onde deságua em corrupção, inflação, pobreza material e moral, falta de políticas públicas e incentivo a falta de ética na vida e na administração pública presente e futura. O poder público tem que ser algo incorruptível, humanamente falando.
Onde estão os caras pintadas? Igualmente, onde estão os manifestantes do período pré-eleitoral de 2014? Por onde andam os paladinos da democracia e defensores dos direitos humanos, tendo em vista que a inflação é irmã da corrupção? Por que a criticidade nacional está calada, balançando a cabeça, não queremos acreditar de que o povo esteja alienado e tais problemas são passageiros? Somos a favor da educação como instrumento de transformação e não como instrumento de reprodução das práticas da atualidade: Lavajato, Petrobrás, Mensalão, etc.
A frase: "esteja preso no Brasil", está tão comum diante do projeto de corrupção, verdadeira epidemia nacional, que parece com as cantigas de ninar para fazer criança dormir, em um passado recente, enquanto isso o povo continua dormindo e a inflação mercadológica derrubando o poder de compra do povo pobre em nossa República, apesar de ser mais de duzentos milhões de habitantes educados e silenciosos se acordados.
Tem gente que quando o assunto público e/ou privado é a corrupção sai da conversa, omite-se, sem se dá a entender que o pior pecado é a omissão.
A corrupção fede mais não incomoda quando o indivíduo pelego e/ou profissional, que vive da política do quanto pior o sofrimento do povo, melhor, porque somente assim ele é beneficiado através da formação de quadrilha de esquerda, de centro e/ou de direita, destinada a roubar o erário. E o povo pode continuar sem educação, saúde, segurança, cultura, lazer, esporte, emprego, transporte, esperança, etc.
O pior analfabeto é aquele que se omite a participar de debates relacionados às políticas públicas, fica sempre sem ter opinião própria esperando ser contemplado com favores de políticos corruptos.
Inflação democrática é você trabalhar trinta e cinco anos e/ou mais, aposentar-se com mais de um salário mínimo e ao longo de sua vida saber que sua aposentadoria vai terminar em apenas um salário mínimo nacional, tendo em vista que o índice inflacionário de correção do salário mínimo não é o mesmo índice inflacionário de correção anual de sua aposentadoria.
Entenda-se por inflação democrática o uso e o abuso do poder conferido pelo voto a político que fica rico com o mandato eletivo.
O silêncio do povo faz político corrupto e aproveitador da miséria popular se manter no poder nos três níveis da gestão pública nacional. O povo tem que gritar e dizer o que estar errado e acabar com a farra do dinheiro público.
A escola deve sempre incentivar e encorajar seu aluno a voar, porque aluno bom é aquele em vôo sempre.
O ato de voar já nasce dentro de cada indivíduo, portanto, o vôo jamais poderá ser ensinado, mas apenas encorajado no chão da escola compromissada.
A escola que tem asa é o instrumento de incentivo premeditado, criativo e planejado que encoraja o aluno a voar o mais alto possível, tendo em vista que aluno engaiolado, tem dono e pode ser levado para onde ele entender levar, jamais o ato de voar pode ser ensinado e assim perde a essência do passarinho se comparado, ainda que por analogia ao aluno.
Seja qual for o processo criativo, a imaginação vem antes do ato de criar, ex-vi que “a imaginação criadora permite ao ser humano conceber fatos, ideias e sentimentos que se realizam como imagens internas, a partir da manipulação da linguagem. É essa capacidade de formar imagens que torna possível a evolução do homem e o desenvolvimento da criança; visualizar situações que não existem, mas que podem vir a existir, abre o acesso a possibilidades que estão além da experiência imediata”, conforme nos ensina a SEF/MEC,1997, p.41. A imaginação positiva e/ou negativa é um ato premeditado. Assim sendo, a violência familiar, dos meios de comunicação e comunitária, por exemplo, invade o chão da escola, inevitavelmente. Todos os dias se tem noticiais de gestores escolares, professores, funcionários, etc., que são vítimas de agressões de alunos e seus familiares, tudo porque a família, o estado, a igreja e a escola vem deixando de lado a questão de impor limite em sua imaginação criadora envolvendo direitos e deveres. É falha a imaginação de que ser criança significa ter capacidade de fazer tudo que entender fazer sem ter que dar explicações.