MISSAS DO GALO

O conto " Missa do Galo " de Machado de Assis é recriado por Osman Lins, que segue a mesma abordagem do universo feminino machadiano: a mulher é vista como um misto de passividade e sedução. A dona Conceição de Machado de Assis é ciente da traição do marido, o escrivão Meneses, e o autor referindo-se a personagem, diz: " Conceição padecera a princípio, com a existência da comborça; mas afinal, resignara-se, acostumara-se, e acabou achando que era muito direito" A personagem de Osman Lins, mesmo não passando por essa situação, é descrita,como uma mulher que habitua-se a uma vida conjugal, sem maiores atrativos, vazia de emoção: " todas as manhãs, as sete e meia, Meneses desce vagarosamente a escada em companhia da mãe - está sempre doente -, toma café com roscas, beija a mulher na cabeça, despede-se da mãe, vai para a sua loja de tecidos, a três quarteirões. Conceição o acompanha ao longo do alpendre, beija-o no rosto,fecha docemente o portão".

A questão epocal deve ser considerada:século XIX, século XX, ainda assim, constata-se que ambas as personagens: dona Conceição de Machado de Assis e a dona Conceição de Osman Lins, no desenvolvimento do enredo, vão apresentar características psicológicas parecidas, principalmente na maneira de lidar com os acontecimentos cotidianos.

O personagem narrador, Nogueira, de ambos os autores, como não poderia ser diferente , vivem, as dúvidas que surgem nesse período da vida: a adolescência. E é exatamente esse o ponto.Como compreender determinados acontecimentos: o diálogo estabelecido, Nogueira X Conceição. E é a ambigüdade que o narrador, mesmo na idade adulta, não consegue livrar-se dela, mostrando-se, às vezes, um observador contido: " dona Conceição possuía um rosto nem bonito nem feio", mais adiante, quando a sedução está em franco desenvolvimento, o narrador parece envolvido pelo clima, pelo erotismo machadiano,diz: " ficou linda, ficou lindíssima", apresenta dona Conceição em trajes íntimos, que poderia ser um desleixo ou o intuito da mulher madura em conquistar o jovem estudante.

De igual modo, o outro narrador ( Osman Lins) , que a princípio, coloca dona Conceição como uma mulher frágil, discreta, sempre sob o olhar vigilante de sua velha sogra, transforma-se:" Mas me lembrarei de como seus quadris, ao afastar-se, revelavam, dentro do roupão meio frouxo, uma mudança semelhante à que sofre a voz de quem, estando embriagado, pede o governo da língua"; A sedução chega a seu clímax. Os três Mosqueteiros - lido-, em Machado de Assis e o vermelho e o Negro , em Osman Lins, - intertextualidade-, por serem romances que falam de mulheres interessantes e românticas( Juliette, Rênal e Mathilde), também pode ser um indício de houve envolvimento sentimental entre - Nogueira x Conceição-. Porém, o final dos dois contos retoma a dúvida.Machado de Assis, referindo-se a dona Conceição, no dia seguinte: ' achei-a como sempre, natural, benigna, sem nada que fizesse lembrar a conversação da véspera"; Osman Lins, sobre sua Conceição, diz: " não voltarei jamais a ver essa mulher, vinda, no silêncio da noite, de turvas profundezas, outra vez submersa, agora para sempre".

Aquele encontro; uma mulher madura e um adolescente, em uma sala de visita, numa véspera da natal, tanto Machado de Assis, como Osman Lins, deixam para o leitor, a responsabilidade de esclarecer aquela história. Um exemplo clássico de como a literatura consegue dá ao leitor a possibilidade de penetrar em seu universo e entender os desejos, os conflitos, as paixões, enfim, todos os sentimentos que dão motivação à trajetória humana.

Soleno Rodrigues
Enviado por Soleno Rodrigues em 19/06/2007
Reeditado em 30/09/2010
Código do texto: T532877