MODELOS DE GESTÃO EMPRESARIAL - O MARKETING NOS TEMPOS DE CRISE

O marketing tem uma grande importância para uma empresa no mercado hoje. É ele que tornará um produto ou serviço conhecido e garantirá um lugar de destaque entre os concorrentes no mercado. É certo que, ao trabalhar o preço e a imagem de um produto, o departamento de marketing movimentará todos os setores de uma empresa no sentido de orientá-los para atingir a satisfação de objetivos pessoais e institucionais, bem como os interesses do consumidor, mesmo em tempos de crise, quando os desafios são ainda maiores.

As turbulências econômicas são freqüentes atualmente, seja pela globalização, que expõe todos as empresas à concorrência internacional, muitas vezes desleal, ou pela escassez do dinheiro, o que, de acordo com um artigo do Journal of Business Strategy, não são de todo um problema insolúvel para a política de preços. Segundo esse artigo, três questões básicas devem ser formuladas em época de recessão: se há chances de se lançar produtos e serviços num mercado com concorrentes que praticam preços mais altos, como direcionar os clientes para as ofertas mantendo ou aumentando preços e como reduzir os preços de modo certo.

O artigo segue afirmando que durante recessões econômicas, trabalhar as marcas é uma estratégia fundamental para atrair a demanda dos consumidores para uma determinada empresa, pois a sua escassez de dinheiro os leva a um menor número de aquisições e não a comprar produtos baratos, momento em que uma boa imagem é um diferencial de sucesso no mercado, se a opinião pública associar um bom conceito a determinada marca ou produto.

G Matos
Enviado por G Matos em 18/06/2007
Reeditado em 25/06/2009
Código do texto: T532294
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