"CUIDADO!! O PERIGO PODE ESTAR DENTRO DE CASA" Artigo de: Flávio Cavalcante
CUIDADO!
(O perigo pode estar dentro da sua casa).
Artigo de:
Flávio Cavalcante
Elas são lindas dentro de casa. O lar parece dar um ar de paz e harmonia, além de ser a peça que estava faltando na sua ornamentação. Claro que uma mulher de bom gosto, escolhe as mais lindas para uma decoração perfeita.
O seu próprio formato já trás um ornamento diferenciado formando alguns desenhos mesclados e cores diferenciadas, combinando até com a mobília de sua casa ou apartamento. Uma obra da própria natureza. O problema está aí. Esta maravilha que alegra nossa alma no dia a dia é bonitinha, mas é extremamente perigosa e ordinária.
As mais conhecidas são: COMIGO NINGUÉM PODE, O COPO DE LEITE, A TAIOBA BRAVA, BICO DE PAPAGAIO. Convivemos com essas plantas diariamente e não imaginamos que possuem venenos que podem ser alucinógenos e dependendo do grau da absorção, podem levar o ser humano e animais á óbito. As crianças e os animais são as maiores vítimas.
Os sintomas das intoxicações são bastante parecidos. A COMIGO NINGUÉM PODE, por exemplo, que pertence a família (Araceae). Nome científico: Dieffenbachia picta Schott. Nome popular: aninga-do-Pará. Se ingerida pode causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.
Existem tabus quando nos referimos a estes tipos diferenciados de plantas venenosas. Não se trata de uma veracidade como mostra algumas produções cinematográficas, que elas jogam venenos bruscamente ao se aproximar das mesmas. Isto é mito, como também é mito quando falamos de plantas carnívoras, devorando seres humanos, estas, que se apensas se alimentam de pequenos insetos. No ser humano elas apenas conseguem morder, mas, nada que venha causar alguma lesão em alguma parte do corpo.
Não quero dizer que o seu lar não possa ser ornamentado com essas plantas, mas, apenas, que tenha um cuidado especial para não ter um problema sério de intoxicação, Principalmente quando temos crianças e animais em nosso convívio. Estes que precisam de uma atenção redobrada. CUIDADO!
Flávio Cavalcante.