A amizade e os amigos

Dia 20 de julho é Dia do Amigo e Internacional da Amizade. É muito importante, pois, refletir sobre esse assunto. O filósofo Epicuro dizia: “O homem de sentimentos nobres aspira antes de tudo a alcançar a sabedoria e a amizade. Esta é um bem efêmero; aquela, um bem imorredouro”. Foi esse pensador quem disse: “A amizade dá a volta ao mundo, anunciando a todos que acordem para a suprema felicidade”.

A Bíblia, no livro do Eclesiástico, capítulo 6, do versículo 7 ao 17, diz: “Se você quiser um amigo, coloque-o à prova, e não vá logo confiando nele. Porque existe amigo de ocasião, que não será fiel quando você estiver na pior. Existe amigo que se transforma em inimigo e envergonhará você, revelando suas coisas particulares. Existe amigo que é companheiro de mesa, mas que não será fiel quando você estiver na pior. Quando tudo correr bem, ele estará com você, mas quando as coisas forem mal, ele fugirá para longe. Se você for apanhado pela desgraça, lhe dará as costas e se esconderá de você. Mantenha-se longe de seus inimigos e seja cauteloso com os amigos. Amigo fiel é proteção poderosa, e quem o encontrar terá encontrado um tesouro. Amigo fiel não tem preço, e o seu valor é incalculável. Amigo fiel é remédio que cura, e os que temem ao Senhor o encontrarão. Quem teme ao Senhor tem amigos verdadeiros, pois tal e qual ele é, assim será o seu amigo”. Essas palavras traduzem muito bem esse assunto e nos orientam nas nossas amizades.

Buda dizia: “Um homem deve reconhecer, entre os seus conhecidos, aqueles que são dignos de sua amizade e aqueles que não o são”. Sendo assim, a amizade é uma escolha. Devemos e podemos escolher os nossos amigos. Mas, quais pessoas não são dignas da nossa amizade? Buda responde: “Os homens aos quais não devemos nos associar são aqueles gananciosos, tagarelas, aduladores ou dissipadores”. E quais merecem a nossa amizade? Buda responde: “Os homens aos quais devemos nos associar são aqueles solícitos, com quem podemos compartilhar não só a felicidade, mas também a desgraça; aqueles que dão bons conselhos e que têm um coração simpático”. Quem é o bom amigo? O Iluminado responde: “Um bom amigo, o verdadeiro amigo, com quem se pode associar com segurança, é aquele que, aferrando-se sempre rigorosamente no bom caminho, preocupa-se com o bem-estar do seu amigo, consola-o no infortúnio, oferece-lhe a mão auxiliadora, sempre que necessário, guarda-lhe os segredos e sempre lhe dá bons conselhos”. Agora, pergunto: é fácil encontrar amigo assim? O sábio nos dá uma resposta: “É muito difícil encontrar amigo como este e, portanto, devemos tentar, por todos os meios, ser um amigo como este. Assim como o sol esquenta a dadivosa terra, um bom amigo brilha na sociedade por seus bons atos”.

No livro “Ética a Nicômaco”, Aristóteles afirma que a amizade é “uma virtude ou implica virtude”, além de ser “extremamente necessária à vida”. O filósofo diz: “A amizade não é apenas necessária, mas também nobre, pois louvamos as pessoas que amam os seus amigos”. Para ele, “bondade e amizade encontram-se na mesma pessoa”.

Segundo Aristóteles, “quando a amizade é por prazer ou interesse, até os maus podem ser amigos uns dos outros”. No entanto, o filósofo afirma que “apenas a amizade entre os bons, e só ela, é invulnerável à calúnia, pois não damos ouvidos facilmente ao que qualquer um diga a respeito de alguém que durante muito tempo foi posto à prova”. De acordo com esse pensador, “a amizade perfeita é aquela que existe entre os bons e semelhantes na virtude, pois tais pessoas desejam o bem umas das outras de modo idêntico e são boas em si mesmas”. Depreende-se, pois, que é impossível haver amizade verdadeira entre pessoas não virtuosas, ou entre uma pessoa que busca a virtude e outra que segue um caminho oposto.

Poder-se-ia fazer um longo comentário sobre esse assunto, pois o tema e as citações fazem essa exigência. Mas o objetivo deste texto é apresentar apenas o que foi apresentado, para que o leitor faça sua reflexão sobre a amizade e os amigos, além de ter a possibilidade de colher algo importante para suas relações no dia a dia.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 20/07/2015
Reeditado em 20/07/2015
Código do texto: T5317025
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.