INOCÊNCIA DE UMA JUVENTUDE OU MATURIDADE PRECOCE? (Final)
INOCÊNCIA DE UMA JUVENTUDE OU
MATURIDADE PRECOCE? (Final).
Já havia dito anteriormente que os jovens são lutadores e corajosos naquilo que fazem, mesmo que às vezes desordenadamente. Mas é o espírito de idealistas, de tentarem chegar até o fim dos seus planos é que movem este mundo. Em nossa juventude também tivemos nossos ideais. Alguns conseguimos levar adiante, outros não, mas é a vida. Uns perdem, outros ganham, e quando pensamos que fomos derrotados, aquela derrota vale como uma grande vitória no futuro. E é assim que a juventude de hoje tem que pensar. A juventude sempre será o forte da sociedade, porque sem os seus ideais, sem a sua luta a sociedade padece.
Em nossa juventude as ações eram diferentes das de hoje, mas o mundo também era diferente. E a sociedade está sempre se transformando, a cada minuto, horas e dias. Os jovens de seu tempo são o alicerce da sociedade em que viverão quando na maturidade. Por isso é sempre importante acompanharmos e orientarmos os nossos jovens de hoje, porque depende deles uma sociedade mais bem informada, segura, justa e feliz. Como o Universo que continua a se expandir infinitamente, a sociedade humana também o faz. E precisamos lutar para que a sua expansão seja ordenada.
Por isso o nosso papel de adultos já maduros e experientes é importantíssimo e delicado ao mesmo tempo. Porque precisamos mostrar para os nossos jovens atuais, um caminho sólido e coerente, não deixando, ou pelo menos tentando que não cometamos os mesmos erros insanos de nossa juventude. É difícil? Sim, mas não podemos desanimar e deixá-los que remem sozinhos na correnteza. Temos o papel e a tarefa da solidariedade que Deus nos confiou, como os nossos pais, avós e familiares também o tiveram. Porém se falharam em alguma coisa, jamais poderemos culpar a Deus por isso. E nós também poderemos falhar, e Deus sabe que somos imperfeitos em nossas atitudes, mas mesmo assim Ele releva nos dando sempre uma segunda chance.
Querem um exemplo? As crianças e adolescentes nos dias de hoje, estão sendo orientados nas escolas, campanhas publicitárias e programas de incentivo na preservação da natureza, principalmente da água, na educação sobre o trânsito. E isto, tenho a certeza absoluta que irá refletir na sociedade do futuro. Ainda é pouco o que estamos fazendo e precisamos caminhar muito mais ainda, mas já é um começo. Cada pedrinha lançada em um balde, um dia este balde estará cheio não só de esperanças, mas de realidades alcançadas pelo esforço das mãos que lançaram as pedrinhas. E temos que continuar a fazer muito mais, e principalmente no combate às drogas que hoje prejudica todos os meios sociais. E uma juventude consciente contra o mal, o desperdício e a destruição, certamente será uma sociedade forte e justa contra tudo isso.
E nós, que já fomos de uma juventude, não podemos dar às costas para nossos jovens de hoje. Porque eles precisam do nosso apoio, mesmo que às vezes não saibam disso. E a maior arma que temos do nosso lado é o Criador de todas as coisas. E Ele nos deu para combater todo o mal o Seu Filho Jesus Cristo, e Nossa Mãe Maria Santíssima. E só com eles conseguiremos ajudar a juventude de cada época. Só Jesus Cristo e Nossa Senhora nos darão a força necessária para quando cairmos, levantarmos de cabeça erguida e continuarmos em frente.
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
Ailton José Ferreira
Membro da Academia de Letras de Pará de Minas – Cadeira nº 07
Policial civil aposentado, Bel. Direito, Pedagogo, Escritor e Educador
ailtonferreira_assepam@yahoo.com.br
inspetorailton@gmail.com
BLOG: www.literaturaparademinas.webnode.com