Melhorando como gerente
Por Sonia Jordão
Normalmente, os profissionais necessitam de alguém a quem recorrer em caso de dúvidas, que seja autorizado a tomar decisões importantes, que acompanhe os acontecimentos dentro da empresa e seja um porta-voz dos funcionários para a direção e da direção para os funcionários. Esse profissional, geralmente ocupa o cargo de gerente e é o responsável pelo planejamento e controle dos trabalhos realizados por seus colaboradores na empresa.
Sendo o elo entre a direção e os funcionários, o gerente precisa defender os interesses de ambos, por isso é essencial que ele seja uma pessoa íntegra e ética. Fazer fofoca pelos corredores da empresa contra a direção e depois bajulá-los ou falar mal dos colegas de trabalho e depois fingir ser amigo não é nada bom para a imagem do gerente.
O mau gerente acaba sendo uma péssima influência para os demais colaboradores da empresa. Ele pode causar a desorganização de um setor, atrair baixos resultados e desempenhos, além de ser um desmotivador para os que estão ao seu redor.
Veja que gerenciar é uma função. E, nesse cargo, para obter bons resultados, é preciso liderar sua equipe e administrar os recursos. E para conseguir liderar bem é preciso ter algumas características, tais como: saber se relacionar bem com as pessoas, ser humilde e entusiasmado, ter iniciativa e controle emocional. Além disso, é preciso saber ouvir e se comunicar bem, ter os conhecimentos específicos ao cargo, ter firmeza e ainda ser exemplar. Caso não tenha alguma dessas características, é bom que procure desenvolvê-las.
Também é preciso ter a capacidade de administrar os recursos. Para tanto é bom que o gerente cuide de controlar suas atividades em relação ao tempo para evitar desperdício e também que cuide da papelada, dos cronogramas, além de cuidar dos recursos tecnológicos, materiais, físicos e financeiros. É preciso ser um facilitador para que a equipe consiga os resultados que estão sendo buscados.
Enfim, para ser um bom gerente é fundamental que seja um bom líder e um bom administrador. Só assim, conseguirá os resultados esperados pela diretoria que o colocou no cargo.
Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante e escritora, com centenas de artigos publicados. Autora dos livros: “A Arte de Liderar” – Vivenciando mudanças num mundo globalizado, “E agora, Venceslau? – Como deixar de ser um líder explosivo”, “E agora, Lívia? – Desafios da liderança” e de “E agora, Alex? Liderança, talentos, resultados”. Co-autora dos livros “Ser + com T & D” e “Ser + com palestrantes campeões”.
E-mail: contato@soniajordao.com.br
Site: www.soniajordao.com.br e www.tecerlideranca.com.br