INOCÊNCIA DE UMA JUVENTUDE OU MATURIDADE PRECOCE?
INOCÊNCIA DE UMA JUVENTUDE OU MATURIDADE PRECOCE ? (1)
Já há algum tempo a sociedade vem se preocupando com a nossa juventude atual. Se ela está no caminho certo ou não, se o seu desenvolvimento está acompanhando as diretrizes da vida moral, ou se os jovens estão atropelando o tempo das coisas que mantém o equilíbrio da sociedade. O que está acontecendo atualmente é reflexo de época, ou seja, cada tempo no transcorrer da história da humanidade, a juventude teve a sua transformação condicionada ao desenvolvimento social, as oportunidades e condições que os jovens tinham para se manifestarem.
A sociedade humana sempre buscou, desde os primórdios dos tempos, o equilíbrio necessário para que ela se desenvolvesse cada vez mais em condições de uma vida melhor. E os jovens sempre foram e será uma peça importante no equilíbrio ou não da humanidade. Vamos lembrar que os jovens hoje refletirão na sociedade madura de amanhã. Por isso é corretíssimo que nos preocupemos com o que a juventude está fazendo e pensando em fazer atualmente. Porque eles estarão à frente da sociedade amanhã, e a irresponsabilidade dos jovens atuais certamente transmitirá para o futuro.
Como já disse cada época teve a sua juventude e certamente a sociedade de todas as épocas também teve a sua preocupação com os jovens. E certamente em todas as épocas a sociedade considerou a juventude pelos atos praticados, como irresponsável. E assim será todo o sempre. Mas ai de nós se não tivéssemos a juventude corajosa, disposta a caminhar sempre com energia, esperança e luta nos obstáculos e caminhos que surgiram e surgirão. Podemos ter a certeza que a sociedade humana seria apática e triste. Não digo com isso que os jovens não cometem erros gravíssimos às vezes, claro que o fazem. Porque são corajosos e esperançosos sempre que caminham no desenvolvimento de suas vidas. Não olham para traz e continuam sempre em frente. E na vida acertamos e erramos, e na maioria das vezes aprendemos mais com os erros. Quando caímos, levantamos com a certeza de mais um aprendizado, e seguimos em frente, porque a vida não para. Mas, só não podemos errar demais ou repetir os mesmos erros sempre.
O que precisamos sempre, nós que já pertencemos a uma juventude, é orientar, caminhar lado a lado com os jovens e amá-los e compreendê-los. Principalmente aos nossos filhos que precisam muito de nossa compreensão, amizade e carinho, mesmo que muitas vezes não deixam transparecer isto. Em nosso tempo de juventude foi assim e sempre o será. A infância, adolescência e juventude, sempre existirão antes da maturidade. E compreendermos nossos jovens em cada atitude, mesmo que irresponsável ou não, será um sinal de que aprendemos com os nossos erros em nossa época. E certamente eles farão o mesmo no futuro com a sua juventude. E não devemos nos esquecer de nunca que para isso, precisaremos sempre da força divina e misericordiosa de Deus para nos auxiliar, pois Ele jamais nos abandonará na luta por um mundo melhor, justo e solidário. E o que precisamos sempre é ensiná-los o ‘SIM’ e principalmente o ‘NÃO’ no momento certo.
(CONTINUA NA PRÓXIMA SEMANA...)
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
Ailton José Ferreira
Membro da Academia de Letras de Pará de Minas – Cadeira nº 07
Policial civil aposentado, Bel. Direito, Pedagogo, Escritor e Educador
ailtonferreira_assepam@yahoo.com.br
inspetorailton@gmail.com