FÉRIAS, MAS SEM PERDER O FOCO!

Férias... Merecidas férias! 

Em que pese eu ter orgulho de dizer a todos que estou gozando minhas merecidas férias, preferia dizer que estou "in vacation", ou que "estoy de vacaciones", ou mesmo ainda que "Je suis en vacance". Isso por que enquanto o termo férias em português tem origem no latim feriae ( um feriado para os romanos com conotação religiosa), os termos "vacation" no inglês, "vacaciones" em espanhol e "vacance" em francês, têm origem também no latim, mas com um siginificado mais preciso: vazio, livre, qualidade de estado de vazio... Ócio.

Mas, deixando essa introdução etmológica de lado, passemos ao que realmente interessa ao presente texto: os benefícios úteis das férias. 

Direto aqui de Porto Seguro, tenho tentado (TENTADO), aproveitar a ociosidade a meu favor. Sem a pressão dos horários de faculade e trabalho, além dos compromissos familiares, esforço-me para não perder o objetivo de sempre estudar e estudar, para galgar posições melhores na vida por meio dos concursos públicos. Também procedo assim, pois quero chegar "chegando" no 5° semestre do curso de direito.

É por isso que se faz mister não perder o foco. E só não perdemos o foco quando nossos objetivos são o que realmente queremos obter. A diferença entre querer e poder é abismal. Li certa vez em um livro que "os pobres GOSTARIAM  de ser ricos, mas os ricos ASSUMEM o compromisso de serem ricos". Nunca me esqueci disso.

"Assumir um compromisso", que coisa magnifica e forte? Não é mesmo? É o que mais está em falta hoje em dia. O compromiso de um relacionamento sério, o compromisso de assumir o papel de pai ou mãe presentes, o compromisso com a carreira, o compromisso com os estudos, o compromisso conosco mesmo.

Aos que assumem compromissos, mantêm os objetivos e não perdem o foco, pois têm a fé no fazem, digo: Persistam! A recompensa virá. Cedo ou tarde, mas virá sem falhar.

 
Marlon Damasceno
Enviado por Marlon Damasceno em 25/06/2015
Código do texto: T5289519
Classificação de conteúdo: seguro