Os 7 Pecados Capitais
 
Os Pecados Capitais remontam a antiguidade, é uma classificação dos comportamentos humanos. Com o surgimento do Catolicismo   houve interesse da Igreja nesta lista pois através dela era possível controlar e coibir certos exageros de conduta. 

Sabemos que o ser humano é um ser instintivo por natureza e temos comportamentos que se não controlarmos podem ferir ou magoar outras pessoas, portanto torna-se necessário um freio, por isso, a Igreja usou esses preceitos como forma de  pecados , pois assim tornaria feio e as pessoas tentariam evitá-los.

Hoje em dia pouco valor se dá a esta lista, sobretudo porque os tempos modernos trouxeram esclarecimentos acerca de vários assuntos, inclusive os religiosos. Muita coisa considerada pecado deixou de sê-la,  e a pessoa tornou-se mais livre para escolher o que fazer e como fazer,entendendo que não existe punição divina para atitudes que sejam  diferentes.

 
Mas o assunto dos 7 pecados capitais é algo interessante, tem até um filme com Brad Pitt, em que um serial killer usa os pecados capitais como referência aos crimes que comete. Bem então vamos a eles:

GULA
Esse pecado está relacionado ao egoísmo, uma forma de a pessoa não ficar satisfeita com o que tem e quer mais, então surgia o desejo insaciável por comida. Atualmente sabemos que muitas pessoas com apetite irrefreável sofrem de desorde metabólica(tireóide) ou ansiedade extrema.

GANÂNCIA
Para a Igreja católica a ganância é a mesma coisa que avareza, ou seja,é a vontade  de possuir os bens materiais a qualquer custo, implicando considerar o dinheiro e o poder que ele traz acima de DEUS. O avarento não abre mão de um bem material e pode virar um acumulador, doença que é considerada pelos psiquiatras e psicólogos, como transtorno, precisa de auxílio, senão a pessoa torna-se isolada e doente.

LUXÚRIA
Através deste pecado o indíviduo visa adquirir o prazer seja ele carnal ou não, pode referir-se a paixões extremas.Uma pessoa lascívia, que deseja obter prazer através de seu corpo era considerada um pecador. Temos exemplos de personalidades que se dizem instáveis emocionalmente  e procuram o sexo para aliviar a tensão, sabemos de casos onde há  dificuldades de expressar sentimentos e as pessoas se envolvem fisicamente para tentar evitar o contato afetivo.Portanto há várias nuances para este pecado, normalmente o individuo educado com mais rigidez sente-se  constrangido de se expor e assumir o desejo sexual que é natural da espécie humana.

IRA
Ë um pecado mortal pois através dele você pode causar danos ou mesmo a morte de pessoas. É algo semelhante ao ódio, a raiva que explode e gera brigas e confusões. Temos guerras incitadas baseadas no ódio a um determinado grupo, a uma religião, a uma raça. Hitler sabia disso e usou muito o ódio que algumas pessoa tinham dos judeus para amealhar e incitar a violência pela Europa. Neste caso que é extremo, temos uma sociopatia,pois a pessoa não tem remorsos e nem se constrange do que faz.

INVEJA
O invejo é uma pessoa que deseja tudo o que a outra pessoa tem, e não se contenta com isso quer destruir o outro. É um típico caso de pessoas com baixa auto-estima, pois não consideram suas qualidades e ficam amarguradas com o sucesso alheio.

PREGUIÇA
Uma pessoa preguiçosa é alguém que tem falta de esmero consigo mesmo,não cuida de sua higiêne, nem de sua saúde física, mental e espiritual. Temos ciência de que o cuidado com o corpo e alma nos faz melhores     em vários sentidos, trazendo mudanças em nossos relacionamentos.Neste caso a preguiça também tem uma ligaçào com a auto estima,pois quando mais gostamos de nós mesmos e apreciamos nossas qualidades e atributos,temos mais motivação para viver.

SOBERBA
Ë também conhecida como orgulho, arrogância ou vaidade.Neste caso a pessoa se vangloria, se acha melhor que os demais. Infelizmente temos muito disso no trabalho, nas amizades, na família e em outros circulos  sociais. Uma pessoa que subestima as outras é insegura e o jeito  de se manter em uma zona de conforto, é sendo arrogante e destratando os demais.

Enfim, esse são os pecados capitais e possivelmente suas causas, levando-se em consideraçào uma observação mais humana de cada um.Todos nós temos que lidar com situações no dia a dia que fazem às vezes perder  o controle de nossas emoções ou mesmo desacreditar de nossas potencialidades. Importa realmente sentir-se bem e fazer o que nos faz sentido e nos dá prazer, nunca esquecendo que não devemos machucar ou ferir outra pessoa.

 
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 12/06/2015
Reeditado em 29/09/2018
Código do texto: T5274618
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.