O NOVELO DA FIFA

Imaginar que o FBI americano conseguirá desenrolar até o fim, o novelo da corrupção na FIFA e no futebol mundial é como acreditar em Papai Noel.

Parte da imprensa inclusive da brasileira, comemorou a queda de Blatter, e a prisão de alguns dirigentes da FIFA com um ditado policial. “A casa caiu”. Não sou tão otimista assim. Acho que casa apenas terá novos inquilinos. Muitos corruptos como os de agora.

Quando olhamos para a Fórmula 1 e agora para o futebol, há evidências concretas que uma Máfia controla o esporte mundial. Uma frase do Funk exemplifica bem isso: “Está tudo dominado”. A FIFA é apenas mais um dos tentáculos dessa Máfia.

Bastou o FBI puxar dez centímetros de fio do novelo, e um terremoto abalou o mundo do futebol. Essa é a fase fácil. Pescar bagres. Os tubarões são inteligentes. Eles deixam os bagres no poder por três décadas, e se aproveitam da invisibilidade.

Eu acredito que as negociatas feitas na obscuridade por esses tubarões nunca serão conhecidas. Até para o FBI, é praticamente impossível atingir o fim desse novelo. Certamente existem altos escalões de governos envolvidos nesses escândalos. Sabemos que quando se trata de governos e mídia, um não sobrevive sem o outro.

O Brasil é um bom exemplo. Quanto mais puxamos o fio, mais distante ficamos de chegar ao fim do novelo. Para cada corrupto afastado do caminho, existem outros dez para substitui-lo. Na FIFA não é diferente. A fila começa por Michel Platini.

O escritor Robin Cook escreveu alguns romances que têm como pano de fundo a indústria farmacêutica. Do quanto é perigoso mexer com esses impérios obscuros. E se você tentar, além de sempre perder correrá um sério risco de desaparecer.

No caso a FIFA, se o novelo for desenrolado um pouco mais chegará, nos grandes impérios da mídia mundial. Por enquanto, só os fantoches pediram demissão ou estão presos. E todos eles sabem do perigo que correm falando demais.

Também é preciso se perguntar até que ponto o império da mídia brasileira tem o rabo preso com a FIFA e a CBF. Será que a CPI do Romário conseguirá trazer alguém para explicar todas essas décadas de exclusividade? Ou as propinas da copa de 2014?

E tem mais sobre esses impérios da mídia mundial. Vale lembrar que o começo do fim desse ciclo de corruptos da FIFA foi depois da escolha da Rússia para sede da Copa do Mundo de 2018.

Como a Inglaterra também queria e perdeu, a mídia inglesa resolveu fazer biquinho. Fato é que enquanto existir fartura de bagres, os tubarões viverão tranquilos.