Competitividade Organizacional
Este artigo tem o objetivo de demonstrar de forma simples e direta como a cultura organizacional e a gestão do conhecimento, utilizadas de forma estratégica, podem contribuir para a organização obter vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
Para que as organizações se mantenham competitivas no mercado é necessário que elas sejam flexíveis e possuam uma rápida adaptação frente às mudanças.
Cultura Organizacional
O primeiro fator que pode ser mencionado para que isto aconteça é a cultura organizacional, que de acordo com Schein, é “um modelo de pressupostos básicos, que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem, para lidar com problemas de adaptação externa e integração interna.”
Uma cultura flexível não significa que seja fraca. Pelo contrário, sabendo de sua importância ela define seus objetivos estratégicos e consegue flexibilizar seus elementos, de modo que a organização consiga se remoldar diante de novas exigências. Com uma cultura extremamente forte e rígida em seus pressupostos, seria praticamente impossível conseguir esta adaptação, devido à resistência de seus colaboradores, desde o nível institucional até o operacional.
Uma cultura que seja forte na transmissão de seus princípios, mas que ao mesmo tempo esteja aberta a novos conceitos e que incentive o aprendizado, tem um importante diferencial competitivo, visto que o capital humano, ou seja, as pessoas que compõem a organização, são os grandes agentes de mudanças.
Podemos observar esta cultura diferente, na área de Gestão de Pessoas, ao recrutar e selecionar um candidato. Ao traçar o perfil desejado, geralmente os recrutadores consideram além da capacidade técnica, a questão da criatividade, resiliência, iniciativa, entre outros requisitos que complementam o perfil desejado.
Depois de montar equipes que buscam o aperfeiçoamento, a organização deve se preocupar com a administração e a disseminação do conhecimento, que ocorre com aprendizagem organizacional, através da gestão do conhecimento, que é o processo de desenvolvimento na organização que atua no compartilhamento de informações e aprendizado.
Gestão do Conhecimento
O conhecimento é divido em dois tipos:
• Conhecimento Explícito (Formal) – É aquele encontrado em manuais, regulamentos, por escrito.
• Conhecimento Tácito – É aquele proveniente da experiência de cada indivíduo.
Esses conhecimentos são complementares e a interação destes formam a conversão de conhecimento ou a conhecida “Espiral do Conhecimento”, citada por Nonaka e Takeuchi, onde temos as seguintes definições:
• C. Explícito + C. Explícito = Combinação
• C. Tácito + C. Tácito = Socialização
• C. Explícito + C. Tácito = Internalização
• C. Tácito + C. Explícito = Externalização
Como podemos perceber, o conhecimento pode ser adquirido e repassado de diversas maneiras em uma organização.
Outro aspecto importante que também está ligado a Gestão do Conhecimento, é o estímulo à criatividade e à inovação,e a sua valorização, pois com várias informações sendo trocadas, é natural que surjam ideias criativas, fazendo com que os colaboradores se sintam motivados em contribuir com suas experiências e conhecimentos em diferentes situações.
Sendo assim, inferimos que a motivação dos colaboradores é fundamental para que haja um outro elemento estratégico importante – o clima organizacional.
Clima Organizacional
É a percepção do ambiente organizacional pelos colaboradores. Em outras palavras é a atmosfera psicológica da organização.
Para verificarmos o grau de satisfação dos colaboradores com a organização, os gestores utilizam um ferramenta muito útil chamada de pesquisa de clima, que pode ser aplicada de forma globalizada (em todos setores e níveis hierárquicos) ou específica ( em alguns departamentos / setores e níveis hierárquicos).
Contudo, é importante termos a consciência que, por mais que a organização propicie o desenvolvimento de ideias e estimule a participação dos colaboradores, ainda assim alguns não conseguirão se sentir motivados, podendo desta forma apresentar um nível de satisfação baixo, na pesquisa de clima. O gestores devem ficar atentos a este tipo de colaborador que, poderá influenciar de alguma forma os demais e atrapalhar o desempenho da equipe como um todo.
Conclusão
A cultura organizacional é a base de tudo em uma organização e deve ser alinhada aos objetivos estratégicos da mesma. Uma cultura que valoriza o conhecimento e busca pessoas engajadas em desempenhar da melhor forma possível suas funções, além de propiciar a participação das mesmas nas tomadas de decisão faz com que os colaboradores se sintam motivados a contribuírem cada vez mais com seus conhecimentos e habilidades e também diminui a resistência na implementação de novas normas e conceitos.
Consequentemente, geram um desempenho superior pelo total envolvimento com o trabalho, apresentando melhores resultados, tanto de forma setorial, como global, fazendo com que a organização tenha um importante diferencial competitivo, em relação às demais e alcance com êxito os objetivos estratégicos propostos.