Bem Estar não se compra

Se o bem estar vier com simplicidade, de cada um para todos, ele pode ser encontrado. A mais importante das qualidades que o compõem é a solidariedade, que se converte em altruísmo.

Subestimamos o fato de que, na vida cotidiana, há muito mais gestos de companheirismo e de gentileza do que de agressividade ou maldade. Não prestamos atenção ao acontecimento de as pessoas se reunirem em casa, na rua ou no trabalho para se confraternizarem, mas, se em uma ocasião, apenas dois colegas trocarem tapas e pontapés, isso será assunto para a semana toda.

Quem observar o que faz em um dia vai ver que, na maior parte do tempo, não há egoísmo e individualismo. A vida não é apenas a luta de todos contra todos. Segundo uma leitura mais atual do darwinismo, além da óbvia competição, a colaboração foi decisiva na evolução humana.

O que mais contribui para o bem estar das pessoas é qualidade das relações sociais, o que tem a ver com o comportamento altruísta, que deveria ser ensinado nas escolas, com atividades de cooperação. Dessa maneira, viver bem não dependeria da sorte nem do dinheiro, mas do comportamento de cada um.

Cabe a nós fazer progredir a ideia de que a solidariedade representa a ética da sobrevivência e do bem estar.

Lindita
Enviado por Lindita em 26/05/2015
Reeditado em 27/05/2015
Código do texto: T5255571
Classificação de conteúdo: seguro