SEXO
 
Tempos atrás eu escrevia para um jornal local,em minha coluna dissertava sobre vários temas, inclusive comportamento humano, mas o assunto mais lido e solicitado até pelo editor era de cunho sexual. No início, eu confesso que me sentia inibida com o tema, mas depois entendi o porquê, e consegui escrever tópicos do assunto.

O sexo é inato e instintivo no ser humano, ele está presente em nossas vidas desde a concepção até a velhice. No dicionário se procurarmos encontraremos várias definições para SEXO; um ato praticado por 2 seres ou mais visando o prazer ou reprodução. A palavra sexo também é usada para se referir aos órgãos reprodutores femininos e masculinos.
O sexo gera muito polêmica , pois tem várias nuances, e formas de abordar o assunto. Há livros (Kama Sutra), revistas especializadas no assunto, temos vários vídeos abordando o tema, sexólogos se esforçam para explicar e desmitificar o tema.

Nossa criação diz muito do que seremos no futuro e no sexo também é assim, temos uma educação rígida, então abordaremos o assunto com mais cautela e seremos mais reservados quanto o assunto for discutido. Se os pais têm uma relação mais aberta com o tema, conversam e debatem em família, este se tornará mais leve na vida adulta, ficando mais fácil de ser tratado com as pessoas com as quais nos relacionaremos.

A importância do sexo é notória, pois nosso instinto sexual está presente desde o nascimento, necessitamos dele para vivermos, o sexo traz prazer e através deste prazer nos sentimos mais motivados, liberamos energia e conseguimos viver melhor. Durante o ato sexual recebemos energia do outro e também liberamos, somos agraciados com um relaxamento intenso pós coito. O sexo pode ser feito em grupo, a três, sozinho( masturbação), toda forma é válida, desde que seja com consentimento do outro e que seja saudável,não machuque e não constranja a outra pessoa.
Tem pessoas que têm fetiche, adoração por partes do corpo ou determinado item na relação sexual, outros gostam de olhar e sentem-se satisfeitos, alguns preferem participar de orgias para conseguir prazer, enfim as vertentes do sexo são inúmeras e cabe a cada indivíduo buscar a que mais lhe agrade.

Em outras épocas o sexo era visto como pecaminoso e sujo, e a Igreja sempre tratou o tema com muita preconceito, admitindo o sexo somente para procriação.
Os tempos mudaram e hoje com tanta informação circulando livremente, difícil encontrar alguém que não tenha acesso a conteúdos sexuais, e alegue desinformação sobre o tema. Com isso também cresceu o número de pessoas que buscam prazer através de meios virtuais, seja com câmera ou mesmo com fotografias para sentirem prazer.
A atividade sexual tem sido vista como algo prazeroso e benéfico para saúde humana, isto é bom, pois o ser humano é um formado pelo corpo, mente e espírito. Sendo o ato sexual físico, nos sentiremos melhor o que refletirá no nosso humor e nossas sensações.

A fisiologia humana tem variações ao longo da vida, as mulheres passam pela menopausa, os hormônios mudam comportamento e metabolismo; os homens também sofrem com quesito andropausa, e alguns chegam a ter episódios de impotência na 3ª idade, então recorrem a medicamentos.

O cuidado com corpo é importante para o sexo, assim como a higiene, pois um corpo saudável deixa o individuo mais apto e propenso a ter relações sexuais mais gratificantes.Uma relação sexual boa e prazerosa implica principalmente que nos conheçamos, que tenhamos contato com nossos genitais, para assim,sabermos o que nos dá prazer, o que nos incomoda e também para assim saber as mudanças que ocorrem nosso corpo durante a vida.

Enfim, o tema é amplo e requer muito tempo para discorrer sobre tudo que abrange o sexo. O que importa é que busquemos sempre nos informar sobre o assunto para que nossas relações sejamos melhores a cada dia.
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 26/05/2015
Reeditado em 28/09/2018
Código do texto: T5255501
Classificação de conteúdo: seguro