DEMO-CRACIA

Em meio a realização de um trabalho sobre a participação do povo na política brasileira (disciplina de Ciências Políticas) me veio em mente uma reflexão sobre o meu conceito – pessoal – de democracia. Me pego em risos, pois me vem a mente a resposta de um grande amigo a esta pergunta, quando um prezado professor a fizera em meio a uma de suas aulas:

- O que é democracia?

- É o governo do demônio! Demo (demônio) + Kratia (governo).

E será que ele estava errado?

No Brasil, o sistema democrático ainda está engatinhando e isso é refletivo até mesmo na população. O povo não sabe, ao certo, o que é democracia. Uma pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) indicou que, no Brasil, 59% dos entrevistados não sabem o que é democracia.

As notícias dos jornais dão conta de operações várias da Polia Federal que desbancam esquemas suntuosos de corrupção em todas as esferas do governo: operação caça-níqueis -operação sanguessugas – operação anaconda – escândalo do mensalão, etc, etc.

Será mesmo que o demônio não está governando este país??

A palavra democracia vem do grego, onde "demos" significa povo e "kratia", de "krátos" significa governo, poder, autoridade. Ou seja, democracia seria o governo do povo; um governo onde as decisões e ações do Estado são reflexos diretos da vontade do povo. No entanto, o que se vê em nosso país é uma grande encenação de democracia. O povo finge que vota consciente e o político finge que representa aquele que o elegeu. Jogo de interesses. Trocas de favores. Pretensões pessoais acima do bem comum.

Hoje, prefere-se votar em alguém que “rouba, mas faz!”, a investir em alguém desconhecido e que possui um discurso de rompimento com o sistema vigente. Acha-se que os muito ousados acabam prejudicando a estabilidade democrática.

Hoje, prefere-se votar em alguém que dá em troca do voto alguns sacos de cimento, a votar em alguém que não tem nada para oferecer, além de sua “determinação” em fazer a diferença no poder.

Democracia??? Ela realmente existe???

A democracia surgiu na Grécia Antiga (Atenas) garantindo ao cidadão a capacidade de opinar e discutir os rumos da cidade-estado. No entanto, na democracia grega, escravos, mulheres e estrangeiros não votavam – não eram considerados cidadãos. No Brasil, onde os políticos enchem a boca para exaltar o Estado democrático, milhares de pessoas são analfabetas – e elas nunca opinaram sobre os rumos da educação - milhares de crianças chegam a fase adulta sem uma certidão de nascimento, milhares de crianças estão submetidas ao trabalho escravo, à prostituição, às drogas, à violência. Milhares de pessoas estão abaixo da linha da pobreza – e elas nunca opinaram sobre os rumos da economia.

Políticos praticam a mais descarada politicagem. Roubam em nome do povo. Deviam em nome do povo. Privatizam em nome do povo. Subornam em nome do povo. Sugam o povo, em nome do povo.

Enquanto democracia for um cheque em branco nas mãos dos políticos, enquanto o povo não fazer ouvir a sua voz. Enquanto as massas (o povo) não se unirem – sem fazer apologia ao marxismo – o demônio seguirá governando sem muitos obstáculos.

Marcos Sodré
Enviado por Marcos Sodré em 13/06/2007
Reeditado em 13/06/2007
Código do texto: T525080
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.