Impressões de um professor japonês sobre os alunos brasileiros
Este texto foi escrito por Yuki Takeuchi, em 2011 por professor japonês que veio ao Brasil para ensinar japonês.
-----------
Quais as diferenças entre alunos brasileiros e alunos japoneses?
Ao caro leitor
Eu me formei em Letras na Universidade Tsukuba.
Diferente do curso de Letras comum, o objetivo principal do meu curso era formar professor de japonês para estrangeiros.
Apesar de não ter nenhum contato com a minha universidade desde minha formação em 1995, eu entrei em contato com a minha orientadora, que agora é chefe do curso, em meados do ano passado.
Eu propus uma palestra sobre "O ensino de japonês para brasileiros no Brasil" aos universitários do curso de Letras no qual eu me formei, pensando que a minha apresentação lhes ajudaria a pensarem na futura profissão.
A minha orientadora gostou da minha ideia e eu fiz uma palestra utilizando projetor e PowerPoint para cerca de 50 universitários durante 90 minutos.
Eu gostaria de lhe apresentar o que aconteceu nesta palestra e o que eu achei sobre isso, comparando com o que eu achei quando eu fiz uma palestra ou uma aula para brasileiros no Brasil.
1 ) Atitudes de alunos escutarem a aula
Por acaso, você imaginou que os estudantes japoneses me ouviam direto???
Ao contrário do que eu imaginava, um terço dos estudantes japoneses quase dormiam durante palestra!!?? Até tinha alguns professores que balançavam seus rostos verticalmente por causa de tanto sono....
Não dá para acreditar, né!??
Como a sala de aula estava bem quentinho devido ao aparelho de aquecimento, isso fez com que os estudantes dormissem ainda mais.
Mas mesmo descontando isso, o número de estudante dormindo era bastante elevado mesmo.
Portanto, às vezes eu fazia as perguntas para alguns estudantes só para deixar os estudantes atentos à palestra. Mesmo assim, isso não deu muito certo e eu não conseguia acordar alguns estudantes....
Por incrível que pareça, eu quase nunca vi aluno brasileiro dormindo durante aula ou palestra. Durante 13 anos e meio de carreira como professor, eu tinha só 2,3 alunos brasileiros dormindo durante minha aula....
Apesar de existir muitos alunos brasileiros que chegam atrasado na aula enquanto há muito poucos alunos japoneses que chegam atrasados, quanto à atitude de escutar aula, posso lhe afirmar que os estudantes brasileiros são muito melhor do que os estudantes japoneses.
2 ) As participações dos alunos na aula
Geralmente os estudantes japoneses não são participativos. Eles não perguntam ao professor mesmo que tenha dúvidas.
Como eu já sabia este caráter dos japoneses, eu mandava estudantes reponderem as minha perguntas apontando um por um. Porque eu já sabia que eles gostavam desta maneira.
Como você sabe, os japoneses são tímidos em geral. Portanto, eles ficam com vergonha de perguntar ao professor em frente de todo mundo, pois quem pergunta até parece ignorante dependendo da pergunta que faz.
Aliás, eu sou muito tímido e nem consigo fazer perguntas quando tem mais de 3 pessoas na turma. Portanto, eu compreendo o que eles se sentem no meu fundo do coração.
Por outro lado, os alunos brasileiros são muito participativos. Aqueles alunos curiosos sempre perguntam ao professor a qualquer hora sem nenhuma vergonha.
Eu gosto muito desse caráter do aluno brasileiro, pois a aula fica mais interativa e produtiva. Aliás, pode até surgir um aluno sábio que começa a mostrar toda sabedoria por mim!!
Do ponto de vista do professor, este atitude do aluno brasileiro me ajuda bastante.
Pode até ter caso em que o debate se esquenta demais ou a conversa fica desviada para outro assunto e eu acabo não conseguindo passar o material que eu queria naquela aula.
Mesmo assim, eu prefiro aula com muitas perguntas à aula sem perguntas. Ou seja, a aula aos brasileiros é muito mais divertida do que a aula dos japoneses para mim.
Após a minha palestra na universidade no Japão, a apresentadora perguntou aos estudantes se eles têm algumas perguntas para mim!!
Só que ninguém fez pergunta para mim. Dá para adivinhar o que a apresentadora fez???? Eu achei um método extremamente japonês na hora.
Ela orientou aos estudantes para que escrevessem perguntas em papeis!!!
Eu pensei o seguinte.“Bah! Que desperdício de tempo!!”
Estudantes brasileiros jamais adotariam este método, pois eles conseguem perguntar ao professor na hora, além de não ter tanta paciências de escrever perguntas nos papeis...
Entretanto, recordando a minha vida escolar no Japão, eu me lembrei de que os professores utilizavam este método quando os alunos não queriam demonstrar seus opiniões em público.
Como eu já estava acostumada com o método brasileiro, eu quase estava esquecendo como era no Japão....
20 minutos depois, a apresentadora recolheu todos os papeis e os entregou para mim. Aí eu precisava ficar respondendo às perguntas como se fosse DJ ( apresentador de programa de rádio ).
Futuramente, eu gostaria de retornar ao Japão e dar aula de português para japoneses ou aula de japonês para estrangeiros tais como chineses e coreanos.
Contudo, eu tenho certeza absoluta de que vou sentir muito saudade de dar aula aos brasileiros...
-----------
Se você leitor, que como eu, gosta da cultura oriental, recomendo visitar esse site. -> http://traducao-japones.blogspot.com.br
Outro site interessante sobre o Japão e os países asiáticos:
http://asiacomentada.com.br