Brasil possui mais Smartphones que Computadores
A venda de computadores caiu pela primeira vez em 30 anos no Brasil em 2014, revelou pesquisa divulgada em 16 de Abril de 2015 [26ª pesquisa sobre o Mercado Brasileiro de TI do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (GVcia) da Fundação Getulio Vargas (FGV)].
O Brasil tem hoje 152 milhões de computadores em uso, o que aponta para uma penetração de 75% — ou seja, 3 computadores em uso para cada 4 habitantes.
A nova estimativa é que o Brasil atinja a marca de 1 computador por habitante até 2017. A média mundial hoje é de 56 computadores para cada 100 habitantes, sendo que nos Estados Unidos são 134 computadores para cada 100 habitantes.
"Nós estamos atravessando um fenômeno no qual a vida útil do computador está crescendo, afirmou o professor responsável pela pesquisa, Fernando S. Meirelles.
Para os celulares e smartphones, o número total ultrapassou o número de PCs. Hoje o Brasil possui 154 milhões de smartphones versus 152 milhões de computadores.
Levando em consideração também os chamados feature phones (celulares que não são smartphones, mas tem funções como o acesso a internet, câmera, jogos, etc), os números são de 162 dispositivos por cada 100 habitantes.
O índice é bem superior à média mundial de 117% e à média de mercados mais desenvolvidos, como a taxa de 148% observada nos Estados Unidos.
De acordo com Meirelles, o fato pode se dever principalmente ao hábito do consumidor brasileiro de manter múltiplos chips de diferentes operadoras, para realizar ligações e mandar torpedos com as combinações mais econômicas possíveis.
Fonte da pesquisa: http://corporate.canaltech.com.br/noticia/mercado/venda-de-computadores-cai-pela-primeira-vez-em-30-anos-no-brasil-aponta-fgv-39473/#ixzz3Xc5zSVo2