MANTER A CASA LIMPA E JARDIM REGADO SEM GASTAR MUITA ÁGUA; SERÁ POSSÍVEL?

MANTER A CASA LIMPA E JARDIM REGADO SEM GASTAR MUITA ÁGUA; SERÁ POSSÍVEL?

Em tempos de crise hídrica, cabe-nos economizar pelo bem da coletividade. É papel de todo cidadão, atender aos sinais técnicos, para que não tenhamos o desconforto do racionamento, quiçá a privação do fornecimento de água tratada em nossas casas.

O Governo de Minas Gerais exige economia de 30% no consumo, mas esquece de fazer campanhas educativas sustentáveis. A COPASA divulga muito a meta de redução; e até fala esparsamente, sobre alguns fatores que ajudam na obtenção da meta, como o banho em curta duração, higienização das louças; e com chuveiro desligado durante o ensaboa o corpo; e reaproveitamento da água da lavagem das roupas; mas esqueceu de criar uma cartilha acessível a todos, que ensine métodos sustentáveis, fáceis e de baixíssimo custo, para que a população se reeduque no que tange ao consumo de água.

Os organismos técnicos esquecem que as donas de casa querem, também, manter a casa limpa; e que muitas pessoas têm o hábito de lavar o carro e regar as plantas; e foi pensando nisso que resolvi pesquisar para poder orientar essas pessoas a terem o conforto e o prazer da limpeza, manterem as plantas regadas; e ainda, terem considerável redução no consumo de água.

Uma casa de 3 quartos com um jardim pequeno, exige na maioria de seus moradores, que seja lavada, pelo menos duas vezes por mês; e dependendo do tipo de planta que haja no jardim, que a rega seja feita uma vez por dia. Isso se for feito no método tradicional, com mangueira, o consumo vai para às alturas.

Uma torneira normalmente tem vazão de 16 litros por minuto. Algumas mais sofisticadas chegam a 25 litros por minuto. Para lavar uma casa de 3 quatros com mais ou menos 100 metros quadrados; no mínimo, se gasta 1000 litros de água. Pode parecer muito, mas não é. Toda água utilizada através de mangueira, escoa rápido e não dá para notarmos o volume gasto. Então, devemos deixar a casa suja para economizar água?

-Óbvio que não! Podemos manter e casa limpa gastando muito menos que isso!

A primeira coisa a fazer é substituir a mangueira pelo balde. Um balde de 20 litros dá para lavar perfeitamente 25 metros quadrados. Para uma casa de 100 metros, gastamos 80 litros. Para o sanitário, gasta-se um pouco mais; mas com algumas dicas simples, podemos reduzir ainda mais.

Comece varrendo bem o chão. Remova tudo de sólido como cabelos e poeira e os ponha no lixo. Pulverize uma solução de água sanitária (1/3 de água para 2/3 de água sanitária) nas paredes e deixe agir por alguns minutos. Faça o mesmo no vidro do box e torneiras. Depois com um balde de água, enxague tudo com um pano. Faça o mesmo no chão; e se quiser provocar um efeito de bom ar, use um desinfetante com o cheiro de sua preferência numa sobre camada. Seu sanitário ficará limpíssimo e você não gastará nem 10% de água se fosse fazê-lo com mangueira. E o mais importante é que se essa operação for repetida muitas vezes, seu sanitário ficará sempre limpo e com aspecto de novo!

Regar um jardim de 20 metros por 10 minutos diário, pode consumir até 5000 litros por mês. Suas plantas ficarão lindas, mas em muitos pontos da cidade poderá faltar água. Uma dica importante que os botânicos e paisagistas dão é que, em jardins já prontos, não há necessidade de regá-los todos os dias.

Você poderá fazer a rega 3 vezes por semana; depois substitua a mangueira por um regador; e se insistir no uso da mangueira, faça uso também de bicos arejador ou ainda de borrifadores.

Há no mercado uma espécie de gel, que quando posto no plantio, faz a retenção da água e expande, deixando a planta alimentada por até 20 dias. Pesquise melhor sobre este tipo de gel; e se suas plantas podem recebe-lo na raiz; e outra dica muito importante que está na moda é fazer a captação da água da chuva através de calhas nos telhados que levam o líquido para uma cisterna, encontrada em lojas de materiais de construção. Outra coisa que está muito na moda são os gotejadores de garrafa PET. Você enche a PET de água, põe o gotejador enroscado na ponta e o fixa no solo, controlando a vasão de gotas por segundo.

Para lavar o carro sem a necessidade de água já é possível. Há um produto no mercado que promete fazer de 4 a 6 lavagens a seco (se o carro não estiver abarrotado de barro); e custa uma média de R$ 25,00. Por dentro, é só usar o aspirador de pó e um pano úmido que seu carro vai ficar zerado com algumas gotas de água.

Com todas essas dicas, associadas as outras da redução do banho, lavagem das louças e lavagem das roupas, com certeza sua conta terá economia superior aos 30% exigidos pelo Governo; e o mais importante de tudo é que se todos se empenharem, teremos a certeza que afastaremos a possibilidade de racionamento e até de falta d’água, porque em tempos como o de agora, qualquer esforço ou ideia ainda será pouco, porque o assunto é muito sério!

Se você tem outras ideias, interfira nesse artigo e nos ajude. Colabore com esse assunto tão importante!

Espero seu comentário!

Vereador Vilmo Gomes

Vereador Vilmo Ferreira Gomes
Enviado por CHaMP Brasil em 09/03/2015
Código do texto: T5164000
Classificação de conteúdo: seguro