SABER OUVIR É CAMINHAR COM JESUS!

SABER OUVIR É CAMINHAR COM JESUS!

Muitas vezes nos esquecemos de que ouvir mais, é mais importante que falar muito. Deus nos criou com dois ouvidos justamente para isso, e uma só boca para se dizer somente o essencial. Toda vez que falamos demais, ou ofendemos alguém, ou “trocamos os pés pelas mãos” como diz o velho ditado, causamos discórdias e estragamos alguma coisa; e a discórdia é exatamente o momento que o mal assume nossas atitudes e pensamentos. Se pararmos para refletir todas às vezes que isto acontece com a gente, verificamos que é a pura realidade. E não precisam acreditar em mim, os maiores sábios da história, sempre nos alertaram para falarmos pouco e escutarmos muito. Sempre disseram: ‘se quisermos adquirir a sabedoria durante a vida, deixem que as palavras penetrem em nosso interior, e depois de analisadas com paciência deixem que os lábios pronunciem somente o que é benéfico’. E completo: deixemos que o Espírito Santo de Deus agindo em nosso interior nos ajude com as palavras e respostas corretas, pois, acredito profundamente que sem Ele ao nosso lado fica mais difícil de usarmos a razão.

Quantas tragédias no mundo são provocadas por palavras inconseqüentes e irresponsáveis ditas em momentos de raiva, e que muitas vezes não tem como voltar atrás? E principalmente a falta de amor ao próximo faz com que isto aconteça frequentemente. E quantas vezes julgamos o nosso próximo com palavras? Julgamos e até damos a sentença. Padre Valdemar Alves Ferreira – SdC, nos resume muito bem:

“Em tudo, a primeira coisa a fazer é ouvir, antes de tomar qualquer atitude... Temos que reconhecer que de um modo geral todos nós somos maus ouvintes. Ouvimos poucos os outros, menos ainda prestamos atenção no que Deus nos quer dizer. Talvez, para não sermos incomodados e nem perdermos tempo, preferimos não se concentrar no que o outro diz. Pode ser que a fala do outro nos comprometa. Por isso erramos tanto, porque nem escutamos e nem nos comprometemos.”

“Entre tantas outras, duas coisas Jesus nos pede: ouvir e não julgar. O pior de tudo é que nós fazemos exatamente o contrário: julgamos muito e ouvimos pouco. A conseqüência disso é o nosso insucesso nas conversas. Elas que seriam para nos comunicar, dialogar, conhecer e valorizar, muitas vezes se transformam em “fogo” que devasta nossos relacionamentos.”

“Geralmente não temos o hábito e a paciência para ouvir. Antes de ouvir já estamos preocupados em falar, em dar a resposta, mesmo que não seja solicitado... Hoje é comum nos nossos diálogos algo que não combina muito com o ser cristão: quando um termina de falar e o outro começa, ao invés de pedir mais detalhes e mais explicações para aquele que terminou, não, vai logo interrompendo, discordando, contrariando e rebatendo. Com isso a outra pessoa se fecha e se bloqueia. Então parte-se para uma discussão. Passam anos e anos, um tentando mostrar para o outro quem está certo e o outro errado. Isso nos leva a perder tempo, paz e saúde...”

“... Precisamos ouvir para obtermos um conhecimento mútuo. “Ninguém ama o que não conhece”. Portanto, fica o convite para aprendermos a ouvir, ouvindo conheceremos e conhecendo amaremos mais e melhor a Cristo e a nossos irmãos e irmãs.” (Pe. Valdemar A. Pereira).

Todos nós somos assim, mesmo que raramente, mas precisamos sempre e sempre aprender a escutar, pois só assim receberemos a sabedoria que Deus tem para nos conceder. E, não é só escutar e sim ouvir com o coração e deixar que as palavras penetrem no fundo do nosso coração. Com certeza, é lá no cantinho, no espaço que o Espírito Santo tem a Sua moradia e aguardando para nos auxiliar e dar a razão, a serenidade, a compreensão e a humildade necessárias para as ações e as palavras de que tanto precisamos no caminho de nossas vidas. E Jesus Cristo nos ensinou isso em todo o Seu tempo de Ministério neste mundo.

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

Ailton José Ferreira

Membro da Academia de Letras de Pará de Minas – Cadeira nº07

Policial civil aposentado, Bel. Direito, Pedagogo, Escritor e Educador

ailtonferreira_assepam@yahoo.com.br

BLOG: www.literaturaparademinas.webnode.com

Ailton Inspetor
Enviado por Ailton Inspetor em 01/03/2015
Código do texto: T5154366
Classificação de conteúdo: seguro